Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 0 comentarios

Cuida da pele e pêlo do teu gato

Cuida da pele e pêlo do teu gatoBasta observar o meticuloso que o nosso gato é com a higiene do seu pêlo para entender a importância deste. O seu asseio ocupa perto de um terço do seu tempo acordado.

Nas seguintes linhas conheceremos as funções que tem este no animal e aprenderemos uma serie de conselhos para mantê-lo são e brilhante. Porque nós podemos dar uma mão ao nosso animal de estimação para que o seu pêlo tão apreciado esteja 100% saudável.

Funções do pêlo dos gatos

A principal função do pêlo dos nossos animais de estimação é a regularização do calor e a protecção contra o frio. Para além disso é um reflexo de saúde do nosso gato. Se este está suave e apresenta um aspecto muito brilhante, o nosso animal encontra-se em perfeito estado.

A sua função reguladora térmica realiza-se graças à sua combinação de pêlos compridos e pêlos curtos. Os primeiros formam uma primeira camada reguladora, enquanto que os pêlos curtos são os mais pegados ao corpo. Ambos trabalhando conjuntamente actuam como isoladores, tanto do frio como do calor.

Por tudo isso é importante conservá-los todos tal como estão, assim que esqueça a tesoura. A não ser que se ficou algo preso no pêlo, o melhor é não tocar no “termostato natural” do nosso gato.

Como a pele dos nossos amigos não tem poros ou glândulas sudoríparas, os gatos lambem-se quando faz muito calor para refrescarem-se. Ao fazê-lo estes criam uma capa de saliva, cujo efeito é semelhante ao do suor dos seres humanos. Secando-se, a saliva evapora-se e leva o calor da pele. Esta operação também permite manter o calor no inverno.

A muda dos gatos

Podem ser muito incómodas mas as mudas dos gatos são necessárias já que estas lhes permitem renovar o pêlo. Não obstante podem-se minimizar graças a uma escovagem regular, algo que certamente também pode ser muito benéfica para a sua saúde.

Mediante a eliminação do subpêlo morto, a pele respira melhor. Para além disso evitamos que se formem nós incómodos, especialmente nos gatos de pêlo longo. E com tudo isso ajudamos-lhe a reduzir a quantidade de pêlo que ingere o animal durante a sua higiene diária. E é que estes pêlos ingeridos são os responsáveis da formação de bolas de pêlo no estômago.

Por último, escovando o animal podemos inspeccionar o seu corpo quase de forma natural e desta forma poderíamos descobrir a presença de parasitas externos (pulgas, carraças, etc) ou detectar possíveis manchas no seu corpo de uma forma prematura. Algo que pode ser benéfico.

É necessário dar banho a um gato?

Esta pergunta surge muitas vezes, e a realidade é que os gatos não necessitam de ser banhados. A sua língua áspera lhes permite eliminar a maior parte do pêlo morto e manter a sua pele lisa. Se o nosso amigo saiu à rua e sujou-se muito, ou se tem diarreia ou não é capaz de lavar as costas ou a área do ânus devido à obesidade, podemos lavá-los com água morna e champô especial para gatos.

Ao fazê-lo muito cuidado com os olhos, o nariz e as orelhas do animal. Antes do banho, desenreda bem o pêlo do animal e enxagua-o na perfeição para que não engula nada do champô nas suas lambidelas futuras.

Para a secagem o melhor é sair da casa de banho para que se sinta mai seguro. Mantendo-o sobre o teu corpo uns minutos para acalmá-lo e para ganhar calor e esfrega-o suavemente com uma toalha, não esquecendo parte nenhuma (entre as almofadas das patas, por exemplo).

Efeitos da nutrição e da hidratação

Para que o pêlo do animal fique suave e brilhante, o nosso gato necessita de proteínas, vitaminas A, E, C, H e B2, minerais (zinco e cobre) e ácidos gordos. Todos estes elementos podemos encontra-los na composição da comida especial para gatos que se vende nas lojas.

Existem também guloseimas especialmente desenhadas para ajudar a manter a saúde do pêlo dos nossos amigos. Claro que uma perfeita hidratação do animal é essencial para a saúde dao seu pêlo e para a sua saúde em geral.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.