Registar | Iniciar sessão

Cuidados dos gatos

Vamos conhecer os acessórios que são imprescindíveis para criar um gato, desde os brinquedos para que entretenha até aos acessórios para os seus cuidados básicos.
As pulgas são insectos que podem incomodar e colocar os nossos animais em perigo. Analisaremos a fundo o problema das pulgas nos gatos, conhecendo os remédios naturais e industriais que podemos aplicar.
O processo de socialização de um animal é determinante para o seu comportamento com os humanos. Por isso, é importante que inicies este processo quando o gato seja pequeno para que seja mais fácil.
Como advertir que um gato padece de stress? Os sintomas são variados, é importante ter em conta que a reacção perante o stress varia dependendo da natureza do animal e das experiências que viveu.
À diferença que nas pessoas, a velhice dos gatos inicia-se a partir dos 8 anos. E ainda que possa parecer pouco tempo, muitos gatos chegam a essa idade em condições difíceis. É provável que alguns felinos envelheçam com problemas.
No presente artigo oferecemos-te conselhos úteis para administrar os medicamentos ao teu gato, um animal que complica o processo devido às suas unhas e tendência de morder.
Como manter um gato em forma? Pode ser difícil responder a esta pergunta, principalmente quando os animais de estimação deste tipo não são muito activas e não temos em conta aspectos como a sua alimentação.
Já aconteceu a muitos de nós termos um animal de estimação que tenha sido envenenado. É uma dor tão intensa perder o nosso animal que muitas vezes nos dificulta voltar a ter outro nas nossas vidas.
Se tu ou algum dos teus amigos e familiares são alérgicos aos gatos, a convivência entre ambos não é nada fácil. Mas não é necessária exactamente uma dolorosa separação. Na continuação vos explicamos como surge o problema e como podemos controlá-lo.
A escovagem do teu gato não só elimina a sujidade, a gordura e o pêlo morto, também ajuda a eliminar as escamas da pele, estimula a circulação sanguínea e melhorar o estado o estado geral da pele do teu gato.
O teu gato apresenta mau hálito? As razões que levam a esta situação são diversas ainda que todas apontam à mesma origem: problemas dentais. No seguinte artigo veremos as causas que podem provocar estes problemas dentais.
Nas seguintes linhas trataremos de ajudar-vos a conhecer melhor uma doença que geralmente é associada com as mulheres grávidas e com os gatos. Sabendo mais sobre ela descobriremos falsos mitos e aprenderemos a evitar possíveis problemas.
Os nossos amigos são animais curiosos que vão investigar todos os cantos da casa e do jardim. Este carácter aventureiro nos coloca-nos à prova, porque temos de ser capazes de evitar possíveis acidentes caseiros que os nossos gatos podem sofrer.
Como todos os donos de gatos, certamente que queres que os teus animais de estimação vivam o máximo de tempo possível e que o façam de uma forma saudável. Para o conseguires o melhor é adaptar a sua alimentação à sua nova realidade.
Basta observar o meticuloso que o nosso gato é com a higiene do seu pêlo para entender a importância deste. O seu asseio ocupa perto de um terço do seu tempo acordado.
Com a finalidade de preservar a sua saúde e oferecer-lhe a melhor e a mais longa vida possível, na continuação falaremos de uma serie de conselhos para ajudar o nosso gato a perder peso.
A higiene oral dos gatos não deve ser descuidada. Os gatos têm uma tendência natural a formar placa e sarro. E uma acumulação de sarro nos dentes pode ser fonte de problemas tanto para o gato como para nós: mau odor, dor de dentes, gengivites, etc.
Existem épocas no ano em que devemos prestar maior atenção aos nossos animais de estimação. Uma delas é o outono, e por isso na continuação compartilharemos alguns conselhos sobre os cuidados especiais que os gatos necessitam no outono.
“Limpando-se constantemente, o gato é o animal mais limpo e mais desprovisto de vírus e merece ser acariciado”. Esta frase pronunciada por Louis Pasteur, o inventor da vacina contra a raiva, dá-nos uma ideia da higiene dos nossos animais de estimação.
Como certamente saberás, os gatos são uns autênticos sibaritas na altura de levar algo à boca. Por isso as recompensas que lhes damos também devem ser muito especiais, mas quando a encontrares asseguro-te que ele se derreterá com ela.
O seguinte artigo procura que sejamos capazes de criar um envolvente completamente seguro na nossa casa para os nossos animais de estimação, obtendo um lugar onde as possibilidades de ocorrer um acidente doméstico se reduzam ao mínimo.
A alopecia felina é o termo médico para a perda excessiva de pêlo, algo que pode ser bastante comum num determinado número de animais, incluindo os gatos. Na continuação vamos ver as possíveis causas que a alopecia felina pode provocar.
O calor excessivo pode afetar os gatos da mesma forma que nos afeta a nós humanos, por isso com a chegada dos dias estivais é um bom momento para analisar o perigo dos choques térmicos nos gatos, as suas consequências e, sobretudo, a forma de evitá-los.
Certamente que sabes que os gatos são animais que tratam de manterem-se limpos e lambem-se diariamente. É um dos traços identificativos das nossas mascotes. Falemos das razões deste ritual diário através do seguinte artigo.
A obesidade é um dos efeitos mais comuns da má nutrição nos gatos. Os estudos demonstram que à volta de 25 % dos gatos que visitam o veterinário têm excesso de peso. Vejamos as suas consequências e como evitar chegar até este problema de saúde.
Ao adotar um gato siamês devemos avaliar aspetos fundamentais em relação à higiene. Sem dúvida, uma boa higiene assegura uma menor predisposição a distúrbios e doenças.
A raça Angorá Turco é uma das raças mais apreciadas do mundo, e também uma das mais delicadas. Vejamos alguns dos cuidados e higiene que o gato Angorá Turco requer, principalmente com o seu pelo e com a sua alimentação.
Além dos cuidados básicos que requerem todos os gatos, os persas precisam de uns cuidados específicos principalmente devido à sua pelagem longa e sedosa. Vejamos conselhos sobre a higiene e os cuidados dos gatos persas.
Conheçamos os cuidados que requerem os gatinhos recém nascidos. Vejamos as atenções que recebem da sua mãe e a sua evolução até que começam a fazê-lo sozinhos.
Ao contrário dos cães que costumam comer a sua comida toda de uma vez, os gatos preferem comê-la em diferentes alturas. Issp é o que chamamos de "petisco", porque ingere pequenas quantidades várias vezes por dia. Saibamos um pouco mais sobre este hábito.
A artrose é um mal comum de que os gatos mais velhos padecem e que muito frequentemente passa despercebida. A nossa mascote pode sofrer um envelhecimento das articulações sem expressar a sua dor de um modo evidente, por isso vejamos os possíveis sintomas.
Os gatos, tal como os seres humanos, necessitam de uns cuidados muito mais específicos ao chegar à velhice. Aprendamos a idade a que temos que prestar especial atenção à sua saúde e conheçamos que aspetos devemos ter mais em conta.
Cuidar dos dentes das nossas mascotes é um dos cuidados primordiais que lhes temos que proporcionar. Muitos problemas de saúde que afetam os nossos gatos estão relacionados com a sua saúde oral, por isso há que prestar especial atenção a ela.
O teu gato é diabético? Se queres assegurar uma vida praticamente normal à tua mascote, o melhor é conhecer a doença que pode afetar os nossos animais, conhecer os seus sintomas e saber os cuidados que devemos procurar-lhes.
Infelizmente ainda existe muita gente que se livra dos gatinhos recém-nascidos quando a sua mãe os pare. No seguinte artigo trataremos de explicar os cuidados que esses pequenos precisam ao serem encontrados nesses primeiros dias.
Um problema que as nossas mascotes sofrem, e que muitas vezes passa despercebido é o da ansiedade. É bastante mais frequente do que podemos chegar a pensar. Vejamos os sintomas da ansiedade felina e as mudanças que provoca no seu comportamento.
Um dos problemas frequentes com os gatos domésticos é a obesidade felina. Muitas das nossas mascotes estão acima do seu peso ideal e isto pode tornar-se mais problemático do que parece, podendo chegar a causar problemas médicos relevantes.
São vários os problemas que podemos chegar a ter com um gato como mascote. Um deles é o problema do síndrome do gato paraquedista. Vejamos em que consiste, como reagir perante ele e como evitá-lo.
Falar de stresse na atualidade não é apenas uma coisa de humanos. Os gatos também podem apresentar episódios de stresse que prejudicam a sua tranquilidade e podem afetar gravemente a sua saúde. Vejamos as causas que o provocam e aprendamos a evitá-las ou
Treinar gatos é mais difícil que fazê-lo com cães, mas ao contrário do que frequentemente se pensa, não é impossível consegui-lo. Vejamos 5 conselhos para treinar e educar o nosso gato.
Um dos momentos em que mais cuidado devemos ter com as nossas mascotes é durante a gravidez das gatas. É importante conhecer o seu processo para sermos conscientes das suas etapas e dos cuidados que o animal vai requerer.
Quando chega o inverno, uma das dúvidas que podemos ter é como estes são influenciados pelo frio. Vejamos a relação dos gatos com o frio e aprendamos a atuar nas épocas de temperaturas baixas.
O prurido nos gatos é uma afeção que a pele destes animais sofre. Hoje aprenderemos as causas da sua aparição, veremos os seus sintomas e saberemos o que temos que fazer para deixar a nossa mascote saudável.
Os gatos estão expostos a estas substancias tóxicas no meio ambiente. Algumas destas podem parecer completamente inofensivas, mas não o são. Vejamos algumas plantas tóxicas que podem afetar a saúde dos nossos felinos
Tal como ocorre nos humanos, nos gatos também se apresentam problemas como a incontinência urinária. Saibamos em que consiste este problema, quais são os sintomas e conheçamos as causas da sua aparição.
Sabemos que os gatos são animais independentes, mas é um erro pensar que não podem aprender a obedecer. Para saber como educá-los bem elaboramos uma serie de conselhos para conseguir que o nosso gato nos obedeça.
Em algumas ocasiões, na educação do gato, é necessário castigá-lo para que aprenda o que não deve fazer. Hoje veremos como devem ser os castigos para os gatos e aprenderemos a educá-los bem. Mas lembra-te que o castigo físico não é permitido em caso algum
As Cheyletiellas são ácaros causadores de graves danos na pele dos nossos gatos. Estes podem afetar também os humanos, pelo que devemos tomar precauções e prevenir a sua aparição. Aprendamos a detetar a sua presença e a preveni-la
Para uma saúde correta do nosso gato o imprescindível é prevenir, controlar e eliminar qualquer tipo de praga parasitária. Hoje veremos os sintomas de um gato com parasitas intestinais e aprenderemos a prevenir e a reagir perante esta doença.
A pele dos gatos é o maior órgão que possuem e esta realiza uma das funções protetoras mais importantes na vida do animal. Hoje veremos como realizar uma higiene correta da sua pele e aprenderemos a detetar possíveis problemas nela.
Muitas doenças podem atacar as nossas mascotes. por isso é importante conhecer os sintomas e saber reconhecê-los. Com isso saberemos como proceder e também estaremos a preveni-las. Hoje veremos como prevenir e detetar a raiva felina.
Embora os gatos sejam animais muito asseados que se limpam sozinhos, é conveniente ajudá-los na escovagem para eliminar o pelo morto e prevenir problemas de saúde. Vejamos os tipos de escovagens que existem e aprendamos a utilizá-los corretamente.
A leucemia felina é uma doença viral provocada por um retrovirus que afeta os gatos. Esta doença pode previnir-se mediante as vacinas.E é importante fazê-lo, pois uma vez contraída, esta não pode eliminar-se do organismo.
Para limpar a nossa mascote de forma adequada e sem lhe causar nenhum dano, o melhor é saber a forma de o fazer corretamente. No seguinte artigo veremos uma serie de conselhos para limpar as orelhas do nosso gato.
Os gatos precisam de uma serie de vacinas para poder prevenir doenças que, de outra forma, poderiam ser muito prejudiciais e dolorosas para eles. Vejamos um guia orientador para saber quando e que vacinas temos que administrar à nossa mascote.
Os problemas da pelagem dos gatos é uma das causas que geram mais visitas ao veterinário. Vejamos as causas mais frequentes destas afecções na pele e como detectá-las e tratá-las.
Um erro comum quando temos um gato em casa, é a forma como o alimentamos. é importante conhecer as suas necessidades alimentares especiais para oferecer-lhe uma alimentação boa, saudável e correta.
Muitas pessoas pensam que um gato, por ser um animal pequeno, não precisa de muito espaço, mas não é bem assim. Os gatos ficam stressados em espaços pequenos e podem ficar doentes. Vejamos os modelos de ginásios e arranhadores especiais para gatos.
Embora seja o que as lendas urbanas nos dizem, os gatos não toleram bem o leite devido à lactose. Os felinos não dispõem das enzimas necessárias para digeri-la, e esta provocará problemas digestivos. Saibamos mais sobre os efeitos do leite nos gatos.
Saibamos algo mais sobre a higiene da caixa de areia. Vejamos o comportamento dos gatos satisfeitos ou insatisfeitos na sua caixa de areia e conheçamos as possíveis razões que podem levar o nosso gato a não se sentir à vontade na sua caixa de areia.
O aparecimento de ácaros da orelha é uma afeção muito comum nos gatos que vivem em comunidade ou que estão em contato com outros gatos. Estes provocam inflamação e a aparição de muita cera preta. Saibamos como reconhecer a sua aparição.
Embora associemos geralmente o comportamento agressivo aos cães, muitos gatos também podem apresentar distúrbios compulsivos. Neste artigo falaremos de vários desses distúrbios e analisaremos possíveis soluções para esses problemas.
Embora o gato penteie diariamente a sua pelagem com a sua língua, devemos ajudá-lo nestas tarefas para evitar futuros problemas como as bolas de pelo no seu estômago ou a formação de nós. Vejamos uma serie de conselhos para cuidar do pelo do nosso gato.
Os jogos são uma excelente forma de treinar os nossos gatinhos, Através dos jogos, os pequenos desenvolvem-se e aperfeiçoam os seus instintos de exploração e de predadores, canalizando a sua energia e a sua agressividade natural para os seus brinquedos.
Os ácaros nos gatos se aderem aos lugares onde a pele é mais fina para alimentar-se com o sangue do animal, provocando-lhes muita comichão. Aprendamos a evitar o seu aparecimento e, caso for necessários, aprendamos a acabar com eles.
A pulga do gato é a principal causa de problemas cutâneos nos nossos gatos. Vejamos os efeitos que esta pode causar nos nossos animais de estimação e falemos como preveni-los e / ou combatê-los.
O hábito higiénico dos gatos lamberem-se em ocasiões pode provocar-lhes problemas, sobretudo em gatos de pêlo comprido. A língua áspera do gato atua com uma escovagem que arrasta os pêlos mortos. Falemos mais sobre as bolas de pêlo nos gatos.
Ainda que os gatos mais propensos a sofrer de problemas com as bolas de pêlo são os de pêlo comprido e os gatos velhos, todos os gatos podem padecer destes contra-tempos. Devemos prestar especial atenção aos seus cuidados na época da muda.
Hoje vamos saber como perceber se o nosso gato está doente e aprenderemos a cuidar dele em caso de doença. Sabendo tudo o que um gato precisa quando fica doente, atuaremos corretamente e lhe daremos todos os cuidados que necessita.
O melhor para evitar o problema das bolas de pêlo é preveni-las antes que apareçam. Aprendamos como fazê-lo através da escovagem do gato e de uma correta alimentação dos nossos animais de estimação.
Acredita-se que os gatos odeiam a água, mas isso não é verdade. Se os habituarmos à água desde muito pequenos, esta atividade pode ser um tempo de socialização excelente este o nosso gato e nós.
Vejamos o que é que os gatinhas e as mães devem comer durante as semanas de lactação. Também vamos-te mostrar uma forma para reduzir e eliminar o excesso de leite que se pode chegar a produzir durante o desmamar.
A saúde tanto dos gatinhos como da mãe durante os meses de gestação é muito delicada e uma alimentação correta é essencial. Ambos devem ter cobertas as suas necessidades alimentares especiais próprias desta etapa.
Conhece as doenças dentárias mais comuns nos gatos e aprende a evitá-las através de uma prevenção correta.
Nos primeiros meses de vida de um gato uma correta alimentação é fundamental. Vejamos que e quanta comida precisa o nosso gato, as necessidades extras, as carências que devemos evitar, etc.
Uma dieta completa e equilibrada é a base para que o nosso gato se mantenha são e forte. Vejamos as necessidades alimentares que um gato adulto tem e aprendamos a satisfazê-las.
Certos alimentos e ingredientes são totalmente prejudiciais para a saúde dos gatos. Falemos quais são e evitemos colocá-los na dieta dos nossos animais de estimação.
Ao falar da higiene dental dos gatos é importante conhecer o desenvolvimento dental dos gatos. Vejamos quando é que aparece a dentição temporária e secundária e a composição da boca numa e na outra etapa.
Muitas vezes quando o nosso animal de estimação tem problemas de saúde recorremos à internet ou a amigos para tentar arranjar soluções, mas devemos saber que os médicos dos nossos gatos são os veterinários e que estes têm uma função importante.
A obesidade nos gatos é um problema de saúde que infelizmente é muito frequênte na nossa sociedade atual. Vejamos como saber se o nosso gato está obesa, as causas dessa obesidade, os riscos para a saúde e também como evitar que esta apareça.
Apresentamos-te as três doenças oculares mais comuns que o teu gato pode padecer e que poderás aprender a detetar em casa: glaucoma, cataratas e conjuntivite. Mostramos-te os seus sintomas para que vás ao veterinário assim que detetares algo.
Para evitar a sobre-população de gato e que muitos deles não tenham de ser sacrificados ou acabem abandonados, o melhor é optar pela esterilização dos nossos animais de estimação. Vejamos em que consiste e também as operações mais comuns em gatos e gatas.
Neste artigo não só vamos falar de falsas ideias sobre a esterilização que circulam há anos, como também vamos mostrar os benefícios deste operação tanto em gatos como em gatas.
O mito que diz que os gatos caem sempre de pé não está totalmente correto. Quanto menor for a altura da queda piores os cálculos dos gatos. E ainda que caiam de pé, também podem-se magoar. Falemos algo mais sobre as quedas dos gatos.
Falemos no que consiste a remoção das unhas e os problemas que poder gerar ao nosso gato caso seja feita. As unhas são uma parte essencial na vida de um gato e eliminando-as, este sofrerá as consequências.
A otite externa é uma inflamação do conduto auditivo externo do gato. É uma doença que se apresenta com mais frequênca nos gatos de entre 1 a 2 anos e em gatos que estão normalmente ao ar livre. Vejamos os seus sintomas e o seu possível tratamento.
Remover as unhas a um gato é uma operação que não beneficia em nada a vida dos nossos animais de estimação. Neste artigo vamos mostrar os efeitos terríveis que a remoção pode causar nos gatos.
Queremos que conheças as diversas alternativas que existem para evitar o problema que se coloca na nossa casa com o uso das unhas por parte dos gatos para que penses bem antes de removê-las do teu animal.
A raça persa é uma das mais delicadas que há e também das que mais cuidados por parte do homem necessita. Vejamos os cuidados básicos que estes gatos requerem e como aplicá-los corretamente.
Toda a informação que necessitas para o cuidado do teu gato vais encontrar aqui. Artigos de treino, alimentação, higiene, saúde, doenças e muitas mais coisas é o que esta seção oferece-te.
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.