Registar | Iniciar sessão
Viajar com gatos 0 comentarios

Os gatos e as férias

Os gatos e as fériasVais de férias e estás a pensar em levar a tua mascote contigo? A opção depende de vocês, claro, mas há muitos que dizem que se os gatos pudessem escolher se fossem ou ficassem em casa, as agências de viagens para gatos iam todas à falência.

E é que o conceito de viagem é um conceito desconhecido para os gatos. Como todos sabemos, os gatos sentem uma atração muito forte pelo seu território e preferem permanecer nele, seguros e calmos com os seus odores e as suas rotinas, do que conhecer novos espaços.

Como tudo há sempre exceções, dependendo sobretudo se desde muito pequenos os habituámos a mudar muito de envolvente, mas regra geral os gatos não são muito partidários de mudar de ambientes.

Se pensarmos bem, nós mesmos sentimos os primeiros dias de uma viagem um pouco esquisitos, já que o envolvente não é o de sempre. Nós vamos para o trabalho, saímos para jantar, etc. Imagina o gato que é um animal de rotinas.

Pelo que o mais aconselhável quando viajamos é deixar o animal em casa com um amigo ou parente que se encarregue dele, que vá todos os dias a mudar-lhe a água, a areia e os alimentos, que brinque com ele que veja que está tudo bem.

Lembra-te que os gatos não se aborrecem da mesma forma que as pessoas, pelo que são capazes de aguentar períodos de tempo de maior solidão (desde que esse períodos não sejam excessivos, claro). Para além de que os gatos também não entendem o passar do tempo como nós, pelo que não se perguntarão o que poderão fazer enquanto não estás.

Evidentemente a opção de deixar os animais em casa não é perfeita, mas é muito preferível do que o stress que poderá causar uma mudança de território.

Mas cuidado, porque isto não quer dizer que o gato possa estar sozinho durante várias semanas. O gato ainda que é um animal que em ocasiões requer de solidão, é um animal sociável que necessita de atividade. Se ninguém o ver sentirá a falta de estímulos e o animal poderá adoecer ou padecer de ansiedade.

Se vamos deixar o animal alguns dias sozinho, deveremos assegurar-nos que deixamos vários recipientes de água em diferentes lugares da casa. Se o teu gato comer sozinho habitualmente, também podes fazer o mesmo com a comida, ainda que seja melhor que sejam colocados em locais ocultos (ainda que sempre assegurando que podem chegar até eles) com a finalidade de estimular o seu instinto de caça e de investigação. Quando alguém for vê-lo, que fique a brincar uns minutos com eles.

Categorias: Viajar com gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.