Registar | Iniciar sessão
Viajar com gatos 1 comentarios

Conselhos para viajar com gatos

Conselhos para viajar com gatosGeralmente os gatos não são grandes amantes das viagens e as deslocações longas, mas se os habituares desde pequeninos, estes não terão problemas para fazê-lo porque estão acostumados e não terão medo dos ruídos próprios de um carro e a esse lugar “desconhecido” para eles.

De todas as formas, acompanhado dos seus entes queridos, o gato aceitará voluntariamente as viagens e inclusive os passeios. Sim amigos, podemos chegar a acostumar as nossas mascotes para as levar com trela. Será uma “longa corrida de paciência”, mas podemos chegar a conseguir que o nosso gato se acostume à trela. Será sempre mais fácil de os habituarmos desde pequenos.

O que é que nos faz falta para viajar com gatos? A primeira coisa é uma caixa de transporte de viajem. Além disso, este acessório é obrigatório. Mas vais ficar agradecido por a levares, porque sem ela, o gato estaria a mover-se durante todo o caminho e seria um perigo. Imagina que cais no carro com o gato e ele fica com medo? Vai tentar refugiar-se no lugar mais escondido do carro, e isso em condução não é nada aconselhável, claro.

Um conselho com estas caixas de transporte é cobri-las com um tecido de algodão claro para “isolar” o felino do exterior e garantir-lhe frescura e proteção.

Também necessitaremos de água e comida, obviamente. Iremos dar-lhes de comer antes de viajar (uma hora antes é um bom intervalo de tempo) e sempre pequenas quantidades. Durante a viajem é muito improvável que o gato queira beber ou alimentar-se porque por muito acostumado que esteja a viajar, irá sentir-se ligeiramente stressado pela viagem e não quererá comer.

Também é aconselhável levar um chão absorvente para a caixa de transporte. Tal como comentávamos com o tema da refeição, o gato estará stressado e é provável que tenha vontade de fazer alguma das suas necessidades. Não esqueçamos que os gatos são animais de costumes e que estes sofrem quando estes são alterados.

E terminaremos com um conselho sobre as possíveis paragens da viagem e com o tirar o gato da caixa de transporte. O gato estará nervoso durante toda a viagem e tirá-lo pode ser um perigo. Um ruido forte pode sobressaltá-lo e fazê-lo fugir. E todos sabemos que um gato assustado a fugir pode ser muito difícil de apanhar. Por isso, muita prudência e cautela.

Categorias: Viajar com gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
boas dicas, assim para a próxima já sei o que preciso de levar
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.