Registar | Iniciar sessão
Treino para gatos 0 comentarios

Treino de gatinhos através de jogos

Treino de gatinhos através de jogosQuando se trata de brincar, muitos gatinhos podem mostrar um comportamento que pode parecer agressivo aos olhos dos seus donos. No entanto, esta é uma atitude completamente normal permitindo-lhes desenvolver e refinar os seus instintos de predadores e de exploração, essenciais para a sobrevivência na natureza.

Cada parte dos jogos ou das “lutas” com outros gatinhos ou com o seu dono, permite ao gatinho aprender e desenvolver-se até à vida de adulto.

Um objeto desconhecido em movimento é uma fonte infinita de brincadeira para os gatinhos. Estes ficarão encantados em descobrir que objeto se trata, de o agarrar, saltar, morder, arranha-lo com as suas patas, etc. 

A aprendizagem materna

O gatinho começa a aprender desde o seu nascimento junto da sua mãe e com os outros gatinhos da ninhada. Se adotarmos um gatinho muito cedo, separando-o da mua mãe prematuramente, encontraremos certamente efeitos adversos no futuro comportamento do gato, porque este não aprendeu a relacionar-se corretamente.

É possível que estes gatos que são separados antes do tempo não conheçam, de forma natural, os seus limites e queiram experimentar o que é bom e o que é mau. Se esse for o caso, não permitas que o teu animal de estimação brinque com as tuas mãos ou com os teus pés, porque interpretará como uma licença para “caçar” e terá tendência a morder-te.

Brinca com o teu gatinho

Uma boa maneira de educar um gatinho é fazê-lo através da brincadeira. Pode encontrar-se uma grande variedade de jogos para gatos que os intriga e estimula. Um bom exemplo seria os jogos com cordéis. Deixa que o gato persiga o cordel, morda e o atire à sua vontade, quando o tiver.

Assim estaremos a ajuda-lo a canalizar a sua energia e a sua agressividade natural com o brinquedo, em vez de o fazer com outras coisas de casa.

Brinca regularmente com o gato

Tal como ocorre com qualquer aprendizagem, as sessões de brincadeira com o gatinho devem ser regulares. O ideal é no mínimo uma vez por dia. Isto dará no mínimo algumas referências e rapidamente entenderá que chegou a hora de brincar quando lhe mostrarem os seus brinquedos.

Os limites da brincadeira

Se descobrires que o teu animal de estimação está a brincar com um objeto que não faz parte dos seus brinquedos, deves intervir com uma ordem incontestável nesse preciso instante. Se o fizer depois, o gato não vai entender a que te referes.Utilizar demasiadas palavras também não é ideal. 

O recomendável é dar uma ordem incontestável que não seja acompanhada pelo nome do gato e tirar-lhe, nesse instante o objeto com que estava a brincar ou a tirar do lugar.

O uso de sprays

Se não conseguires que o gato obedeça com ordens, o passo seguinte é recorrer aos sprays com água. Ao pulverizar os gatos com eles enquanto dizemos “não”, desviaremos a sua atenção do objeto em questão. Ao sentir a agua e ouvir a ordem devemos retirar-lhe o objeto.

Terás que repetir esta operação várias vezes, mas rapidamente o gato entenderá que é melhor não repetir.

Cria um sítio cómodo para ele

Muitos gatos gostam de se sentar em cima da roupa dos seus donos ou a dormir em cima de objetos da casa. Se quiseres evitar este comportamento, podes fazê-lo convertendo este espaço num lugar incomodo para o gato.

Premia o bom comportamento do gato

Quando o teu gatinho estiver a brincar com os seus brinquedos, não te esqueças de o premiar nos primeiros dias com guloseimas. Ele vai gostar deste teu comportamento e rapidamente se dará conta que brincar com os seus brinquedos tem recompensas positivas.

Pouco a pouco retiraremos este estímulo em forma de guloseimas, mas não o de o felicitar por brincar com os seus brinquedos. Motiva o gato para que brinque com as suas coisas. O afeto e a aprovação dos seus donos são importantes para os gatos.

Categorias: Gatinhos, Treino,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.