Registar | Iniciar sessão
Treino para gatos 0 comentarios

Recompensas para gatos

Recompensas para gatosComo certamente saberás, os gatos são uns autênticos sibaritas na altura de levar algo à boca. Por isso as recompensas que lhes damos também devem ser muito especiais, mas quando a encontrares asseguro-te que ele se derreterá com ela.

Por isso uma das primeiras coisas que devemos conseguir é encontrar a recompensa preferida do nosso gato. Crocante? Cremoso? Ambos? Uma guloseima pré-fabricada ou algo preparado em casa?

O que é certo é que a recompensa que lhe damos deve ser perfeita em termos de calorias. Esta não pode estragar o equilíbrio da ração diária do animal. O bom das guloseimas compradas é que a empresa é especialista em nutrição animal, pelo que as suas recompensas são particularmente agradáveis ao paladar e à dieta. Uma ou duas calorias por doce não é razão de te sentires culpado, certo? Observa as caixas e compra sem arrependimentos.

Na continuação veremos o aspecto pedagógico da recompensa. Esta nunca deve ser um bocado mais da sua comida ou um biscoito. A recompensa deve ser algo especial para um evento especial, um momento de prazer ou a recompensa por bom comportamento do gato depois de um evento “frustrante” da sua parte.

Por exemplo, os gatos cujo pelo requer de um cuidado diário, é uma boa forma de lhes mostrares que esta prática é boa recompensar cada escovagem com uma guloseima. Por isso é tão importante que as guloseimas não estragam a linha do nosso animal.

As recompensas devem ser utilizadas com prudência, apenas para reforçar uma boa conduta e nunca de forma sistemática. Dá-la pode ser útil para casos em que temos problemas com um gato que se impacienta por conseguir o seu prato de comida pouco antes de colocares no chão, já que com ela podemos recompensar que esperou pacientemente. Devemos fortalecer cada ordem (salta, vem, vamos, senta-te, etc.) e acompanhar a recompensa com um elogio, algo que os gatos geralmente são muito sensíveis.

Casos em que nos pode ser útil recompensar o nosso gato

Começaremos pelos casos que já vimos, em que os gatos não gostam da escovagem do seu pelo ou dos que ficam impacientes antes da refeição, mas há muitos mais. Seguindo com a comida, a recompensa pode ajudar a alimentar vários gatos, já que podemos conseguir que se sentem e esperem pacientemente a chegada da comida invés de lutarem entre eles para chegarem ao prato.

Também pode ser útil a ajudar-nos a meter o gato na caixa de transporte. E é que agitar a caixa das guloseimas vais ver que tens o dom de fazer com que o gato vá a muitos sítios. Não deixes toda a caixa aberta na sua caixa. Recompensa-lhe apenas quando entrou nela e sempre com uma ou duas guloseimas.

A visita ao veterinário também pode ser melhorada com as recompensas. Por exemplo podemos dar ao gato uma guloseima depois de uma injecção, por exemplo. Esta distracção o relaxará.

Categorias: Treino,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.