Registar | Iniciar sessão
Treino para gatos 0 comentarios

5 conselhos para treinar um gato

5 conselhos para treinar um gatoMuita gente está convencida que é impossível treinar um gato. Inclusive é o que muitos dos seus donos pensam. É verdade que é um animal independente e teimoso, mas embora não seja tão afetivo como poderia ser no caso dos cães, é possível treinar e educar os nossos gatos.

Os gatos são animais muito inteligentes, e dispondo das técnicas adequadas e dando-lhes prémios quando fizerem alguma coisa bem, seremos capazes de ensinar alguns truques às nossas mascotes.

Vem cá! Este ensinamento é bastante simples de aplicar, asseguro-te. E é uma “ordem” que pode ser-nos útil porque todos nós sabemos que os gatos gostam de se esconder nos lugares mais escondidos.

Para conseguir que o gato faça caso do seu nome e se aproxime, temos que acostumá-lo a ele, repetindo o seu nome em casa oportunidade: Quando lhe estivermos a dar caricias, a repreendê-lo ou a dar-lhe de comer. Se ao início resistir podes recorrer a este truque: Utiliza o ruido do pacote de comida para fazê-lo vir, enquanto pronuncias o seu nome e felicita-o quando o fizeres.

Não toques nas plantas! Já sabemos que os gatos geralmente gostam das nossas plantas, já que as utilizam para se purgar. Mas nós não achamos muita graça, não é verdade? Sobretudo porque alguma pode ser tóxica para ele.

Para evitá-lo tens que fazer o seguinte: desde pequeno deves dizer-lhe um “não” muito energético quando se dirigir para as plantas. Se isto não fosse suficiente (que ao inicio pode não ser) podes recorrer a dar-lhe uma borrifadela de água com um spray. Pouco a pouco irá entendendo que não deve aproximar-se para brincar com as tuas plantas.

Miados noturnos. Este é um dos problemas mais frequentes que os donos de gatos sofrem. Se queremos dormir bem temos que escalonar as suas refeições. O melhor é optar por um dispensador de comida automático que lhe dará as suas refeições de acordo com a frequência que desejemos.

Pode acontecer também que o gato mie de noite por aborrecimento. Se este for o caso, recorre a brincar com o gato, momentos antes de ires dormir. Gasta as energias do gato e além disso deixa-lhe um brinquedo que não faça barulho com que ele possa entreter-se sozinho. Com um pouco de sorte o gatinho poderá conciliar o sono com o vosso.

Dá-me a patinha! Esta instrução é muito mais difícil que no caso dos cães, mas não é impossível. Faz com que o gato se sente e toca-lhe ao nível da articulação do cotovelo (coxa). Por reflexo, o gato levantará a para. Ao mesmo tempo da uma ordem suave ao gato, como “pata” (por exemplo) e recompensa-o.

Também podes experimentar com um objeto que o gato goste. Quando este tentar apoderar-se dele, pega-lhe na patinha durante uns segundos e repete a mesma ordem anterior. Recompensa-o de cada vez, uma recompensa a cada duas tentativas, e assim reduziremos pouco a pouco as recompensas.

Arranhadelas nos móveis. Outra das coisas que mais nos incomodam, não é verdade? Vejamos como proteger o nosso belo mobiliário das unhas do gato. O melhor método é comprar um acessório para que o gato possa usar nele as suas garras e divertir-se a usá-lo. Para atrai-lo podes esfregar neste acessório caroços de azeitonas, erva-dos-gatos, feliway ou qualquer outro produto que possa atrair o gato.

Se isto não for suficiente terás que estar muito atento a cada vez que se aproxime de um móvel para arranhá-lo e borrifá-lo com um spray de água, tal como fazíamos com as plantas.

E vocês, têm mais conselhos para educar os gatos? Compartilhem-nos connosco.

Categorias: Treino,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.