Registar | Iniciar sessão
Gatos siameses 0 comentarios

Padrão dos gatos siameses

Padrão dos gatos siamesesOs gatos siameses são considerados uma das raças mais elegantes e estilizadas que existem. As linhas finas e alongadas do seu corpo são traços fundamentais para cumprir com o padrão. Vejamos qual é o padrão da raça siamesa.

Cabeça

No padrão dos gatos siameses, a proporção do seu corpo é muito importante, sobretudo as da cabeça. Neste caso esta deve ser de tamanho médio, assim como é todo o seu corpo.

Dentro dos traços que se devem encontrar nesta região, encontra-se um perfeito equilíbrio e umas linhas perfeitamente retas. O seu nariz deve originar-se numa cunha perfeita e ir crescendo de forma progressiva até dar uma longitude mais ampla na zona das orelhas.

O seu crânio deve ter traços convexos, assim como o seu nariz deve mostrar uma forma alongada em que o focinho é estreito. Quanto ao seu queixo, este deve ser de comprimento médio, tal como a sua mandibula.

Olhos

Os seus olhos, tal como muitas das suas partes corporais, são de tamanho médio. Estes não devem estar encovados e muito menos sobressair do rosto, já que se considera uma falta no padrão.

Os olhos são amendoados e apresenta uma inclinação oblíqua que se dirige à zona do nariz. Nas cores, aceita-se unicamente em azul e em tom muito intenso e puro. Não se admitem combinações de cores.

Orelhas

As orelhas são talvez a parte que mais sobressai deste formoso gato. Estas são grandes em forma de triângulo, mais amplas na base e vão ficando mais finas ao chegar à ponta. Estas continuam a linha da cunha e localizam-se perfeitamente sobre a cabeça do gato.

Corpo

O seu corpo deve ser alongado e estar bem definido. Os siameses são esbeltos, mas ainda assim são musculosos sem deixar de ser elegantes.

A zona do seu quadril é mais estreita que a dos ombros e é possuidora de umas formosas e finas patas de longo comprimento. Os seus pés, ovais, apresentam um pequeno tamanho.

A sua cauda é muito fina desde o início até ao final. Esta é de uma forma alongada e é muito mais fina na parte final. Em geral possui extremidades proporcionadas com o seu tamanho e complexão.

Pelagem

A pelagem desta raça de gato deve ser curta, além de densa, sedosa, fina e muito brilhante. Possui uma pobre capa de subpelo. Quanto às cores aceites no padrão, encontram-se os famosos siameses brancos, também os de cores sólidas e o não muito conhecido Tabby.

Qualquer que seja o tom, este deve ser igual ou com sombras muito pequenas. Deve apresentar-se sempre muito claramente, o contraste entre as cores escuras e claras.

Nos gatos de maior idade permitem-se cores ou tons na pelagem muito mais escuros já que com o passar dos anos, os tons vão mudando.

Categorias: Gatos siameses,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.