Registar | Iniciar sessão
Gatos siameses 1 comentarios

História dos gatos siameses

História dos gatos siamesesAinda que a origem exata da raça é desconhecida, a primeira referência que encontramos sobre os gatos siameses data do ano 1350. Esta a encontramos em diversos manuscritos descobertos em Ayuthaya, a antiga capital de Sião (a atual Tailândia).

Os primeiros gatos desta raça eram muito diferentes aos que encontramos atualmente. A sua morfologia era mais parecida ao dos gatos comuns europeus atuais. A silhueta longilínea que os siameses modernos apresentam é o fruto de uma seleção efetuada por criadores americanos a princípios do século XX, querendo potenciar ainda mais as suas origens orientais.

Antigos desenhos em que estes gatos estavam representados mostram os gatos siameses com uma pelagem às riscas e com extremidades mais escuras que as atuais. Estas caraterísticas ísicas são mais próprias dos felinos selvagens, o que faz supor que talvez as suas origens venham da selva.

Voltando à sua história, crê-se que estes gatos eram sagrados para os reis do Sião. Tanto assim é, que se crê que os siameses eram cuidadosamente guardados no palácio, que com a chegada dos ingleses e franceses o rei escondeu os seus gatos preferidos, os Khao Manee, e que lhes deu gatos siameses aos estrangeiros como presente fazendo-os passar por sagrados, evitando assim o roubo dos seus autênticos tesouros.

Mas passemos à chegada dos gatos siameses ao ocidente. Esta data do ano 1884, quando o consultor general britânico em Bangkok, Edward Blencowe Gould, levou um casal de siameses a Inglaterra para a sua irmã (que posteriormente seria cofundadora do primeiro clube de gatos siameses em 19109.

Estes primeiros gatos se mostraram no ano seguinte numa exposição felina de Crystal Palace e pouco a pouco foram chegando mais e mais exemplares a Grã-Bretanha.

O primeiro standard da raça foi criado em 1882. Dois anos mais tarde foram exportados os primeiros siameses aos Estados Unidos. A criação do primeiro clube de fãs desta raça em Inglaterra se produzui a princípios do século XX, no ano de 1901.

Na década de 50 a raça siamesa goza de uma imensa popularidade e o seu standard muda. O seu corpo e as suas patas se alargam e se afinam, tal como a cauda, e as suas orelhas aumentam. Pouco a pouco o siames “tradicional” se vai desaparecendo e vai ganhando popularidade este novo standard do siamês “moderno”.

Ainda que felizmente muitos criadores apaixonados da raça preservam a existência do siamês tradicional. Na década de 80 surge uma nova raça muito perto dos siameses clássicos. Esta é a raça Thai, também conhecida como siamês clássico ou ancestral.

Categorias: Gatos siameses, História,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
eu acho esses gato muito bonito mais para mim eu prefiro salva um gato passando fome na rua do que ter varios de raça mais eu salvaria igual sem olhar a cor e a raçao
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.