Registar | Iniciar sessão
Gatos siameses 0 comentarios

Higiene dos gatos siameses

Higiene dos gatos siamesesAo adotar um gato siamês devemos avaliar aspetos fundamentas relacionados com a higiene. Sem dúvida, uma boa higiene assegura uma menor predisposição a distúrbios e doenças.

E, obviamente, o banho habitual é o eixo de qualquer limpeza. Contudo, tentar dar banho pela primeira vez a um gato adulto é garantia de cenas humorísticas, com o pobre animal a correr por toda a casa, enquanto revira os vasos. O pior, momentos terroríficos, com arranhadelas incluídas.

A chave é simples: acostuma-lo aos banhos desde pequeno. Geralmente recomenda-se a começar com os banhos antes do gatinho cumprir 3 meses. Sempre com água morna e o champô específico para estas mascotes.

Mais além dos banhos, é muito importante a escovagem do pelo. Sendo os gatos siameses gatos de pelo curto, não é necessário que seja muito seguida. Mas é importante que se realize pelo menos uma vez por semana. Entre outras coisas, a escovagem deduz o risco das desagradáveis e sempre inoportunas bolas de pelo.

Da mesma forma que os banhos, a limpeza dos dentes é um processo bastante complexo para levar a cabo sem paciência. A técnica é começar gradualmente, nas poucas semanas de vida da nossa mascote e apenas com uma massagem na área da boca. Nas seguintes semanas, deve ir-se incorporando a escovagem e depois a pasta dentária. Com serenidade, carinho e reforços positivos podem conseguir-se grandes resultados. Uma alternativa, embora não seja ideal, são os alimentos secos pensados especificamente para a saúde bucal.

Relativamente às unhas, salvo a indicação concreta do veterinário, é preferível não as cortar. Isto é porque um corte feito por mãos inexperientes podem lesionar seriamente o nosso gato siamês. Certamente, o nosso felino sempre encontrará a maneira de manter as suas unhas à distância, provavelmente “acariciando” o nosso cadeirão preferido. A solução é um poste para arranhar, que permite controlar as unhas enquanto protegemos o nosso mobiliário.

Finalmente não temos que esquecer a caixa sanitária. É fundamental não só mudar periodicamente a areia ou pedras que usemos, mas também lavar e desinfetar a própria bandeja. Para os gatos mais elegantes, uma caixa ligeiramente suja já é desculpa suficiente para deixar de a usar.

Categorias: Gatos siameses, Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.