Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

As quedas dos gatos

As quedas dos gatosTodos conhecemos o mito que diz que o gato cai sempre de pé. Mas muitos não sabem que ainda que caiam sobre as suas patas, o gato aleija-se. De resto, uma elevada percentagem de visitas ao veterinário se deve às quedas. Entre os acidentes que geralmente os gatos domésticos sofrem, o mais frequente é a queda a grandes alturas.

Apesar de serem ágeis equilibristas, não é raro que por uma distração ou um erro de cálculo acabem com os seus ossos no chão. As fraturas de membros, maxilares ou danos no tórax são as consequências mais frequentes.

Ainda que parece contraditório, comprovou-se que o dano que o gato pode sofrer é maior quanto menor é a distância com que cai. Ou seja, a caída tem piores consequências se cair de um primeiro andar do que se for de um segundo ou um terceiro.

Evidentemente, o dano que o gato pode ter depois da queda também depende de outros fatores, como o lugar de onde cai, a velocidade do impacto, o peso do animal, …

A explicação deste feito é que quando o gato nota a aceleração da caída adota uma postura encolhida com as patas esticadas, que ao chegar ao chão lhe permite amortecer o efeito do impacto. Se a queda for de um primeiro andar, o gato não tem tempo de adotar a mencionada postura.

Mas isto não é o mais curioso. É inevitável pensar que é o que permite conhecer o gato à distância que lhe falta para chegar ao chão. Pois bem, na queda as vibrissas (órgãos táteis essenciais do gato) como as sobrancelhas, os bigodes e as que estão localizadas no rádio dos membros posteriores, são os órgãos que lhes indicam o quão perto estão do solo para que ajustem o seu balanço.

Esta forma de atuar dos gatos perante quedas de grandes alturas é conhecida como a síndrome do gato paraquedista. O termo gato paraquedista utiliza-se referindo os gatos que sofreram uma queda por cima dos 7 metros e 2 andares de alturas.

Categorias: Saúde, Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.