Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

O que fazer em caso de envenenamento do nosso animal?

O que fazer em caso de envenenamento do nosso animal?Já aconteceu a muitos de nós termos um animal de estimação que tenha sido envenenado. É uma dor tão intensa perder o nosso animal que muitas vezes nos dificulta voltar a ter outro nas nossas vidas. O que deves fazer para salvá-lo nestes casos ou pelo menos mantê-lo com vida até chegar à clinica veterinária o veremos nas seguintes linhas.

O VENENO

Mencionaremos alguns venenos industriais e químicos, os quais podem-se encontrar na nossa casa ou em algum sítio perto que o nosso gato visite. Existem para além disso plantas tóxicas e alimentos danosos para os gatos, mas podem ler mais sobre isso noutros artigos onde já se mencionou.

Por norma os envenenamentos ocorrem acidentalmente. Não é comum ser propositado, mas pode acontecer.

Entre as substâncias venenosas mais comuns podemos encontrar: venenos para roedores, arsénico, metaldeído, insecticidas, venenos para baratas, anticongelantes, substâncias ricas em fósforo como fogo-de-artifício e outros materiais de pirotecnia, medicação para humanos, derivados de petróleo e corrosivos, entre outros.

Agora o mais importante é saber de forma geral como actuar de forma rápida para salvar o nosso gato.

SINTOMAS

O ideal seria detectar a intoxicação inclusive antes dos primeiros sintomas mas isto quase nunca é possível já que normalmente ingerem os venenos quando estão fora do nosso cuidado a cuscar como é hábito, por todo o lado.

Tenhamos em conta que nem todos os sintomas apresentam-se de forma imediata e que alguns podem ser uma pista para uma doença adjacente. É importante ter certezas para não confundir algo que necessita de tratamento com algo que terminará definitivamente com a vida do nosso gato se não actuarmos rapidamente.

Os sintomas mais comuns de envenenamento são letargia e depressão, perda extrema de apetite, baba excessiva, tremores e convulsões. Também é frequente o vómito e as dificuldades para respirar ou defecar.

COMO ACTUAR PERANTE UM ENVENENAMENTO?

Alguns venenos atacam directamente o sistema nervoso central, o sistema respiratório, ou ambos, enquanto outros são anticoagulantes e corrosivos. É fundamental eliminar o veneno do seu corpo. Trataremos de eliminar a maior parte possível.

Se é um corrosivo ou algum pó que se adere ao pêlo do gato o iremos observar a lamber-se compulsivamente para tratar de o tirar. Isto é crítico pois desta forma irá ingerir mais veneno. Devemos travá-lo e dar-lhe banho imediatamente com sabão e água morna.

Se o veneno foi ingerido, devemos acudir imediatamente a um veterinário sem perder nem um segundo. Há outra teoria que afirma que antes que isso há que induzir o vómito do animal. Os motivos que sustêm é que muitos venenos não têm solução se a substância mantem-se por um tempo determinado no estômago do gato, absorvendo-se no seu organismo.

O tempo que ganhas induzindo o vómito e, portanto, eliminando uma parte do veneno, pode salvar a vida do gato. Mas esta decisão é própria. Fala com o teu veterinári opara saber o que fazer caso precises (ainda que esperemos que nunca precises).

Cobrir os seus intestinos com substâncias que atrasam a absorção do veneno é primordial também. Combinando com um laxante para favorecer a eliminação do tóxico. O carvão vegetal ou o leite de magnésia são produtos uteis para tal efeitos, mas se não os tens à mao podes usar claras de ovo, óleo vegetal e colocar um pouco de água morna.

Levá-lo ao veterinário o quanto antes. Obviamente que isto é o mais importante. Será muito útil e favorecerá o tratamento. Alguns tóxicos têm antídotos específicos. Se não sabes que venenos é, leva uma amostra da substância e / ou ao menos uma amostra do vómito do gato. Isto pode poupar muito tempo ao diagnóstico específico do envenenamento.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.