Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Prurido nos gatos

Prurido nos gatosO prurido nos gatos é uma afeção que a pele destes animais sofre e que apresenta como sintoma, a comichão. Geralmente este problema apenas se apresenta nos gatos que não contam com uma boa higiene.

Embora o prurido possa aparecer em quase todo o corpo do animal, o normal é que se apresente com maior frequência nas virilhas e nas patas. Quando a doença avança, estende-se pela totalidade do corpo do animal.

Causas da sua aparição

Como dizíamos anteriormente, este problema cutâneo geralmente apresenta-se por uma má higiene no do gato. Embora não seja a única razão.

O prurido felino pode ser causado por parasitas exteriores, insetos ou outros animais microscópicos que afetam a pele. Outra das causas comuns da sua aparição são as alergias. Estas podem ser alimentícias, ambientais, etc.

Também pode ser provocada pelo contacto com plantas que gerem hipersensibilidade. A isto há que prestar muita atenção já que existem plantas venenosas muito perigosas que podem causar danos maiores ao nosso gato.

O contato com substâncias químicas como sabonetes ou outros produtos usados para a limpeza do lar, ou certos acessórios para gatos que possam provocar-lhe reações como coleiras de plástico, de couro ou inclusive metálicas, são outras das causas da aparição de prurido.

Sintomas do prurido nos gatos

O prurido nos gatos apresenta-se na pele do animal e causa muita comichão. Por isso quando um gato padece deste problema não para de se coçar, de se morder ou de se esfregar noutros elementos para sentir alivio.

Com estes comportamentos provocados pela comichão, o gato começa a criar feridas na pele, o que gera mais vontade de se coçar e assim agrava-se o problema.

Uma das coisas mais importante que temos que saber sobre este problema cutâneo é que inicialmente não se apresentam sintomas. É apenas quando se espalha pelo corpo do animal que os gatos sentem a necessidade de se coçar e por isto é tão difícil diagnosticar rapidamente um prurido nos gatos.

Tratamento veterinário

No caso de suspeitar que o nosso gato tem este problema, o melhor é ir ao veterinário muito rapidamente, já que se se deixar avançar a doença se podem apresentar danos mais profundos na pele.

O veterinário, além de diagnosticar o problema, tratará de encontrar a causa que gera o prurido no gato, já que assim começará o tratamento exato que eliminará por completo o problema.

Entre os tratamentos mais comuns, encontram-se os antibióticos para combater infeções, os medicamentos para eliminar parasitas e os antisséticos para evitar infeções graves nas feridas provocadas ao coçar-se.

Categorias: Saúde, Higiene,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.