Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Problemas na pelagem dos gatos

Problemas na pelagem dos gatosSempre ouvimos falar dos problemas que os pelos dos gatos podem causas nas pessoas. Uns dos principais problemas de que os seres humanos sofrem são associados às alergias. Embora as pessoas não sejam as únicas afetadas pela pelagem: Os gatos também sofrem de alergias.

Pode ser estranho mas mais de 50% das raças dos gatos têm problemas na sua pele que afetam consideravelmente a sua pelagem. Coçar-se em excesso, escamação da pele e caspa são apenas alguns dos problemas apresentados nos gatos.

Uma pele e uma pelagem maltratadas por infeções ou outras razões não só demonstra uma forte doença como as consequências destas doenças poderem causar a vida ao animal numa questão de meses. Por isso é importante que tomemos atenção À pelagem da nossa mascote enquanto penteamos o seu pelo.

Entre os conselhos que se devem ter em conta, centrar-nos-emos na identificação da caspa e na observação de que não há ausência de pelagem em nenhuma zona do corpo do animal, sejam as patas, as costas ou o peito.

Também é importante que se procure na pele em busca de ulcerações ou escamações que nos deem mais informações. Notar por exemplo que o gato perde mais pelo do que o normal também é um sintoma importante.

É necessário que o animal visite o veterinário e que lhe sejam realizados exames pertinentes para a identificação de alguma doença mais grave.

Algumas das razões pelas quais os gatos apresentam estes sintomas são:

Uma das razões pelas quais a pele apresenta este tipo de reações estão relacionadas com aspetos alérgicos. Como mencionamos no início, não são só as pessoas que têm problemas de alergias, os animais também.

As causas das alergias nos gatos são variadas, desde o tipo de alimentos, até ao ambiente ou materiais sintéticos que se encontrem dentro ou fora de casa.

Outra das razões para que se apresentem estes problemas é por uma resposta imune aos seus organismos. Muitas vezes a presença de infeções, vírus ou fungos desencadeiam esta resposta de proteção do corpo dos animais. Esta é uma forma simples que pode ser facilmente tratada com antibióticos ou outros medicamentos.

Também se pode tratar de agentes externos que vivem no pelo dos gatos. As pulgas por exemplo podem causar desconforto na pele dos animais, dando-lhes a ocasião não só pada escamações como também para a inflamação da pele e a perda da sua pelagem.

Recordemos que os carrapatos e as pulgas são agentes externos de doença e perigosos, não só para a saúde das mascotes como para as das pessoas. É importante imunizar o gato todos os meses ou segundo a ordem do veterinário para evitar a propagação destes animais.

Doenças da pele. Esta é outra das razões comuns pelo que os gatos apresentam este tipo de sintomas. Muitos possuem algum tipo de sarna ou de problema cutâneo que é facilmente tratável e desta forma esperar que o estado de saúde do gato melhore.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.