Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Prevenir as bolas de pelo

Prevenir as bolas de pêloA melhor forma de tratar do problema das bolas de pêlo é, sem dúvida, a prevenção. E a melhor prevenção é seguir umas medidas higiénicas efetivas e eficazes. No seguinte artigo vamos-te apresentar algumas delas.

Escovagem do gato

Esta operação imprescindível para os gatos de pêlo comprido. Deve ser realizada no mínimo diariamente, sendo necessário realizar-se até duas vezes por dia no período da muda, quando o pêlo morte surge de uma forma exorbitante. Também os gatos de pêlo curto necessitam de ser escovados, ainda que com menos frequência.

Escove suavemente por toda a superfície corporal do gato, com uma escova desenhada para este uso exclusivo. Estas escovas podem ser compradas nas lojas de animais.

Alimentação do gato

Esta deve ser boa e completa. Há pensos especiais com uma maior concentração de fibra. Também é adequado proporcionar-lhe suplementos dietéticos com malte, levadura e óleo de fígado de bacalhau. Tudo isto facilita a eliminação natural dos pêlos e dificulta a formação das bolas de pêlo. E se por si isto fosse pouco, também lhe dará brilho e força ao pêlo, o qual se torna benéfico para o pêlo do gato.

Em casos mais graves deveremos recorrer a laxantes, como óleo parafínico e medicamentos receitados pelo nosso veterinário.

De qualquer das formas, o melhor sempre é prevenir, já que se deixarmos que o problema avance podemos chegar ao extremo de ter de recorrer a intervenção cirúrgica ao criar-se uma obstrução intestinal que ainda que é pouco frequente é bastante perigosa.

Categorias: Cuidados, Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.