Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Plantas tóxicas para os gatos

Plantas tóxicas para os gatosOs gatos estão expostos a substâncias tóxicas no meio ambiente. Algumas delas podem parecer completamente inofensivas, mas não o são. Vejamos algumas plantas tóxicas para a saúde dos nossos felinos.

Apesar de nem todas as plantas serem tóxicas para os gatos, existe uma variedade que pode causar irritações na sua pele, com um simples contato. Outras podem causar-lhes problemas gastrointestinais, se forem ingeridas pelos gatos, podendo até acusar-lhes a morte.

A seguir diremos quais são essas plantas prejudiciais, já que são várias as plantas que põem em risco a saúde dos nossos gatos. Entre as mais comuns, podemos encontrar aquelas que se conhecem como plantas leiteiras e que contêm uma substancia conhecida como seiva branca.

Esta substância, que parece leite e que se encontra no interior do caule da planta, é altamente perigosa, tanto par a apele como para o funcionamento do corpo do gato.

O azevinho é outra planta que pode ser prejudicial para as nossas mascotes. Esta possui uns frutos altamente venenosos que, ao serem ingeridos, provocam problemas gastrointestinais como vómitos, diarreia e muita dor na região abdominal.

Plantas como o oleandro e a açucena podem também provocar problemas gastrointestinais, criar outras afeções como arritmias ou dificuldade em respirar. Amas as afeções podem ser mortais, já que provocam paragem cardíaca no animal.

O Caladium e o Cíclame e a Clivia Miniata provocam reações graves como dificuldades respiratórias, paralisia e dores fortes.

Outra planta é a Codiaeum Variegatum, conhecida popularmente como Cróton. Esta planta irrita a pele e provoca a aparição de bolhas. No caso de ser ingerida, provoca vómito, muita dor, diarreia e nos casos mais graves provoca convulsões e problemas renais. No caso de ser consumida em grandes quantidades pode causar a morte.

Outras plantas tóxicas altamente perigosas são a Dieffenbachia, o Espatifilo, o Filodendro e a Poisenttia. Estas podem causar dermatites, asfixia, dor, paralisia e em casos graves a morte.

A Hera e a Hortênsia são também plantas muito prejudiciais. Apenas com o contato podem provocar problemas na pele como dermatites e ulceras. No caso de ser ingerida, a hera pode provocar coma e a morte por causa da asfixia.

Outras plantas prejudiciais são o Jacinto, o Lírio, a Ipomea, a Marijuana, o Visco branco, o narciso, os potos, a Mamona e as Tulipas, entre muitas outras.

Como evitas problemas com as plantas tóxicas?

Apesar de pensarmos que a opção é eliminá-las do ambiente do gato, é uma opção muito radical. Sobretudo quando temos gatos que podem ir a jardins ou que saem para perambular por ambientes que não podemos controlar.

Nestes casos, o mais sensato é educar o nosso gato desde pequeno a não ingerir plantas de nenhum tipo.

Para fazer isto pode utilizar-se produtos ou molhos amargos ou picantes nas pontas das plantas que temos no nosso lar. Com isto, desde pequeno, o gato relacionará as plantas com sabores desagradáveis e possivelmente não as consumirá.

O que fazer no caso da ingestão de uma planta?

É necessário fazer uma investigação sobre a planta com que o gato se intoxicou. Como esta tarefa pode ser muito complicada, o melhor é levar a nossa mascote diretamente ao veterinário e ele fará um diagnóstico e recomendará o tratamento pertinente.

Categorias: Saúde, Doenças,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.