Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Os choques térmicos nos gatos

Os choques térmicos nos gatosO calor excessivo pode afetar os gatos da mesma forma que nos afeta a nós humanos, por isso com a chegada dos dias estivais é um bom momento para analisar o perigo dos choques térmicos nos gatos, as suas consequências e, sobretudo, a forma de evitá-los.

E a primeira coisa que queremos dizer é a afirmação com que começámos. Dissemos que o calor afeta os gatos da mesma forma que afeta os humanos, mas esta frase não é completamente correta, pois as nossas mascotes são mais sensíveis do que nós ao calor já que elas não regulam a sua temperatura corporal como nós fazemos, através do suor. Os gatos não o fazem devido à ausência de glândulas sudoríparas.

Então, como podemos ajudar os nossos amigos em temporadas de muito calor? Na continuação veremos uma serie de recomendações que podem ser muito úteis para a sua saúde.

Para começar a primeira coisa que devemos fazer é reservar um espaço muito fresco onde podem descansar. Terás dado conta que no verão os gatos encontram-se muito menos ativos do que no inverno. A inatividade faz com que o gato possa regular melhor a sua temperatura corporal.

Igualmente devemos proporcionar-lhe mais água do que o habitual. Se geralmente o nosso gato consome uma média de 40-60 ml de água por quilo e por dia, em alturas de maior calor os gatos chegam a beber até 100 ml de água por quilo e dia. Ainda que a quantidade de água que o nosso gato ingere não só dependerá do calor, mas também da alimentação.

E é que todos os alimentos contêm água, ainda que a proporção desta varia dependendo do tipo de alimento. Assim por exemplo os biscoitos têm uma quantidade de água muito menor do que a comida em lata, por exemplo. Por isso em tempo de muito calor e humidade, a comida em lata a temperatura ambiente é mais recomendável do que a comida seca.

A água deve ser mudada com mais assiduidade do que o habitual para que esta permaneça a uma temperatura mais fresca possível.

Outro pequeno truque é refrescar as suas zonas de descanso ou refrescar o animal diretamente. Se a nossa mascote está acostumada à água certamente que não desgostará que lhe pulverizes água nas horas de maior calor. A primeira vez que o faças faz de longe, para que chegue apenas o vapor da água. Se veres que ele gosta, vai-te aproximando aos poucos. Podes igualmente envolver o animal numa toalha húmida, ainda que esta operação nunca deve ser feita à força.

Que sintomas notaremos se o nosso gato estiver a sofrer um choque térmico? Os seus possíveis sintomas são os seguintes: pouca vontade de se mexer, respiração rápida e sonora e aumento do ritmo cardíaco. Nos casos mais graves veremos tremores, tonturas e até vómitos.

Em caso de chegar a alguns dos sintomas que vimos anteriormente, devemos pedir ajuda rapidamente ao veterinário para que este avalie o seu estado e lhe administre os cuidados necessários. O especialista tratará de baixar a temperatura corporal do animal.

Nós a caminho do veterinário podemos fazer pequenos gestos para baixar-lhe a temperatura corporal, como humedecer determinadas zonas do corpo muito ligadas com o cérebro como são a cabeça, o pescoço e as axilas. O que nunca devemos fazer é cobrir o gato com uma toalha húmida, pois ao contrário do que pensamos aumentará o calor. Evita igualmente utilizar água demasiado fria. O contrasta pode ser demasiado drástico para o seu cérebro. Utiliza água recém retirada da torneira.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.