Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Mau hálito nos gatos: causas e soluções

Mau hálito nos gatos: causas e soluçõesO teu gato apresenta mau hálito? As razões que levam a esta situação são diversas ainda que todas apontam à mesma origem: problemas dentais. No seguinte artigo veremos as causas que podem provocar estes problemas dentais e aconselharemos a que estes sejam solucionados, ao mesmo tempo que mostraremos como prevenir estas situações para que nunca ocorram.

Porque é que os gatos têm mau hálito?

Como dizíamos, as causas deste mau hálito podem ser diversas: comida, doença, infecções dentais ou orais, etc. Mas normalmente este mau hálito é sinal de um sinal de alarme de algo na boca do nosso gato que não deveria ser assim. E o tártaro geralmente é o principal inimigo dos dentes do gato.

O tártaro desenvolve-se através da formação da placa dentária. Esta actua como nos seres humanos, já que se acumula na boca através dos restos de alimentos que ficam nos dentes depois de comer, e através da placa desenvolvem-se germes que são os que provocam a transformação da placa em tártaro.

Como evitar que a placa dentária instale-se nos dentes dos gatos?

Para consegui-lo é muito importante que o nosso gato tenha uma higiene dentária correcta. Escovando os seus dentes regularmente evitaremos a acumulação de tártaro nos dentes do animal. Esta prática é aconselhável que seja levada a cabo logo desde gatinhos, para que se acostumem e seja uma operação normal para eles. Se fizermos assim e o fizermos correctamente, eles ficarão calmos.

O tártaro que se cria devido à placa dentária pode inclusive infiltrar-se nas gengivas, o que pode fazer com que os dentes fiquem menos firmes, que por sua vez cria a chance de se partirem ou mesmo caírem. E para evitar todos estes incómodos, uma escovagem regular dos dentes é essencial. Se quiseres saber mais, clica neste artigo sobre higiene dentária dos gatos.

Como escovar os dentes de um gato?

Escovar os dentes de um gato é uma operação que leva o seu tempo, como já comentámos noutras ocasiões no GatosMania. Primeiramente começaremos com uma gaze e sem pasta de dentes. Quando o pequeno estiver calmo com a gaze começaremos a utilizar a pasta de dentes. E após isso pouco a pouco introduziremos o uso de uma escova de dentes para crianças.

Conselhos para escovar os dentes dos gatosA pasta de dentes, claro, nunca pode ser a dos seres humanos. Esta é tóxica para os gatos. Deves comprar pasta especial para gatos na tua loja de animais de confiança.

Existem produtos especiais para actuar contra a placa dentária evitando o uso da escova de dentes. Não são tão fiáveis, mas pode servir para momentos pontuais. Falamos de alimentação especial, pós para aplicar na comida, etc. Informa-te no teu veterinário para que fale das alternativas que há no mercado.

O que fazer com as bocas em mau estado?

É possível corrigir estes problemas de mau hálito se a placa dentária solidificou-se nos dentes do nosso animal de estimação. O veterinário pode remover essas placas de tártaro de diversas formas. Nos casos menos avançados irá eliminá-la com ultra-sons, deixando a superfície dental limpa. Nos casos mais avançados a solução pode ser inclusive a extracção da peça dental.

Por isso é tão importante a prevenção, para evitar chegar a esse extremo. E uma vez eliminada a capa de tártaro dos dentes do animal é primordial centrar-se na higiene dos dentes do nosso animal de estimação para que nunca mais tenhamos que levá-lo ao veterinário por um problema dentário.

Mau hálito causado por doenças

Se os dentes dos nossos gatos estão sem placa bacteriana mas ainda assim os problemas de mau hálito continuam, é urgente que consultes um veterinário para que analise alguma outra causa mais interior que possa estar a provocar esses problemas.

O mau hálito pode ser provocado por doenças como faringites, gastrites e insuficiências renais agudas e crónicas.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.