Registar | Iniciar sessão
Saúde 2 comentarios

Incontinência urinária no gatos

Incontinência urinária no gatosO que é e quais são os sintomas da incontinência felina?

A incontinência urinária nos gatos é um problema em que o controlo da região da uretra se vê afetado. Este dano faz com que os gatos não possam controlar a expulsão da sua urina.

Um dos sintomas ou sinais que nos evidenciam que o nosso gato sofre deste problema é que, ao levantar-se deixa pequenas gotas de excreção liquida no chão.

Desta forma, podem apresentar-se sintomas (nos casos de maior gravidade) em que o gato não possa controlar a sua bexiga por completo e se urine em qualquer momento, mesmo a dormir.

Outros sinais que evidenciam que o nosso gato padece de incontinência é que permanece habitualmente com a zona do abdómen molhada. Desta forma, o odor, restos de fluidos próximos da sua cama ou até inflamações em partes da sua pele, são indícios deste problema.

Porque é que a incontinência urinária aparece nos gatos?

A incontinência urinária nos gatos pode apresentar-se por várias situações. Uma delas é a presença de cálculos na zona da bexiga.

Em casos mais graves, esta doença aparece devido a um cancro localizado nesta mesma região. No caso do cancro, o que se apresenta é um tumor na bexiga, o qual interrompe o seu funcionamento normal.

Outras doenças que podem causar este problema são a leucemia e o diabetes. Também pode dever-se a problemas congénitos da uretra, ou pode aparecer na época de velhice do gato.

Por último, a incontinência urinária pode dever-se também a afeções na bexiga ou a problemas neurológicos. Todos estes fatores podem ser os responsáveis por a nossa mascote não ter controlo sobre o seu trato urinário.

Tratamento da doença

Caso o vosso gato esteja a sofrer de incontinência, é necessário que visitemos o veterinário para ter um diagnóstico acertado sobre o problema. Neste diagnostico iá avaliar-se o que está a provocar o problema de incontinência.

Uma vez estabelecida a origem da incontinência, o veterinário irá recomendar tratamentos para atacar a doença.

Na maioria dos casos, receitam-se medicamentos para eliminar infeções, fortalecer as regiões em que falta tonicidade, hormonas no caso da incontinência por esterilização ou cirurgia no caso de ter que corrigir zonas defeituosas.

Estes são apenas alguns dos tratamentos usados pelos veterinários, mas é necessário que vás ao teu para que examine o animal e diagnostique bem a origem do problema. Dessa forma daremos com a solução acertada.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Eliminar este comentário
meu gato fica "pedalando" quando dorme e se estiver dormindo em um lugar alto cai, e de uns tempos pra ca começou a urinar e salivar bastante dormindo também. mas não convulsiona... o que será? alguém sabe?
Eliminar este comentário
meu gato fica "pedalando" quando dorme e se estiver dormindo em um lugar alto cai, e de uns tempos pra ca começou a urinar e salivar bastante dormindo também. mas não convulsiona... o que será? alguém sabe?
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.