Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

A importância do veterinário

A importância do veterinárioTenhas o animal de estimação que for, seja gato, cão, etc., uma das coisas mais imprescindíveis que deves ter para que o teu animal cresça forte e são é um veterinário. É ele o encarregado de velar pela saúde do teu animal de estimação e recomendar-te as vacinas que devem ser aplicadas e a cada quanto tempo.

O veterinário criará um esquema de vacinas, ficará atento em relação a problemas de saúde e, para além disso, vai-te relembrar cada vez que for necessário fazer um check-up ao animal.

E esta revisão é muito importante. Não importa que o teu animal esteja são, é importante que faças uma visita ao veterinário todos os anos. Neste check-up é feito um exame físico ao animal de estimação com a que se pode prevenir muitas doenças. Mas ainda que levemos o nosso gato uma vez por ano ao veterinário, durante o ano temos que estar muito atento ao seu estado físico.

Podemos fazer uma revisão caseira muito simples, uma vez por mês, para detetar prematuramente sinais de problemas de saúde no gato. Com estas revisões mensais podemos descobrir problemas, chamar o veterinário e prevenir o problema antes que se transforme em algo mais sério.

Para realizar esta revisão médica caseira devemos seguir os seguintes passos:

Revisão do corpo

Vê se o gato tem inchaços. Para realizar esta operação nada mais simples do que colocar ambas as mãos em cima da cabeça do seu gato e levá-las até debaixo do pescoço, por detrás das patas da frente, ao longo das costas, sobre as patas, etc. Observa também as garras e as almofadas das patas para ver se há cortes ou arranhões.

Revisão dos olhos

De forma muito suave, puxa para baixo a pálpebra inferior do seu gato. A área interior deve ser de cor rosada. Observa também a parte branca dos olhos, que deve ser de um branco brilhante e sem vermelhões. Verifica que o tamanho das pupilas é normal e revê também que as mesmas respondem à luz. Muita atenção às secreções com cor, já que estas são um sinal de infeção.

Revisão dos dentes e das gengivas

Levanta os lábios do gato, separando-os das gengivas e pressiona firmemente com o seu dedo em cima de um dos dentes superior. Quando retirares o dado, a marca branca deixada pelo dedo deve voltar a ficar rosada. Abre a boca para inspecionar todos os dentes. Revê a acumulação de sarro já que pode provocar uma doença periodontal.

Revisão da pelagem e da pele

A pelagem do gato deve ser suave em todo o seu corpo. Afasta o pêlo perto da cabeça e ao longo da coluna e revê se há escamação, crostas ou cortes. Procura sinais de pulgas (escamações ou pontos negros) na base da cauda, no rabo e no estômago.

Revisão do peso

Devemos pesar o gato com regularidade. Para saber se o gato sofre de problemas de peso ou desnutrição segue estas instruções:

Coloca ambas as mãos nas costelas do gato. Se o gato tiver o peso adequado, deves ser capaz de sentir as suas costelas. Mas se as sentires em demasia, o teu gato pode estar desnutrido. Procura também depósitos de gordura debaixo do estômago e entre as patas traseiras.

Revisão dos ouvidos

As orelhas do gato devem estar limpas, ser de cor rosa (ainda que não rosa forte) e devem estar livres de sujidade e odores fortes. Revê se nelas há cera (especialmente escura) o qual indica a presença de ácaros e infeção.

Se denotares qualquer coisa pouco usual no gato, algum tipo de anomalia, procura o mais depressa possível um veterinário que te ajudará a curar o teu gato, lhe administrará um tratamento e realizará um seguimento até que o felino esteja totalmente recuperado da sua doença.

Relembra-te que ele sabe como tratar qualquer situação e que às vezes os remédios caseiros não fazem mais do que piorar a situação.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.