Registar | Iniciar sessão
Saúde 2 comentarios

Os gatos e o leite

Os gatos e o leiteUma das dúvidas mais frequentes que os donos dos gatos têm, sobretudo os novatos, é se devem dar leite aos seus gatos. A ideia de que os gatos bebem leite vem de uma crença popular que se espalhou facilmente devido aos filmes, desenhos e mesmo contos, em que os gatos bebem sempre leite. Mas a realidade está muito longe da ficção.

Na verdade o leite de vaca é muito mau para a saúde dos gatos devido à lactose do mesmo. Os gatos não dispõem das enzimas necessárias para decompor e digeri-la. Esta fermenta no colon e provocará problemas digestivos nas nossas mascotes.

A enzima que permite aos nossos gatos digerir a lactose chama-se láctase. Com a idade, a taxa de láctase das nossas mascotes diminui de forma significativa. Assim já podemos imaginar que, conforme os nossos gatos crescem, mais difícil vai ser para eles digerir o leite.

Só há uma etapa na vida dos gatos em que precisam de ingerir leite: durante a lactação. Mas o leite que precisam neste momento é apenas o da mãe. Depois dessa etapa, o gato pode crescer perfeitamente bebendo apenas água.

Podes pensar que os gatos precisam do leite para extrair cálcio, mas estes recebem-no da sua alimentação quotidiana, sempre e quando esta seja equilibrada.

Se quiseres dar leite ao gato, podes optar por comprar os especiais que são vendidos nas lojas especializadas para gatos, que são leites que contém menos lactose. Mas o leite nunca deve substituir a ingestão de água.

O leite é um alimento, não é uma bebida. Desta forma, se decidirmos dar leita a nossa mascote, deveremos reduzir a parte do alimento que esta a receber do leite. Ou podes utilizar em pequenas quantidades e dar-lhe como premio, como se fosse uma guloseima.

Diluir o leite em água ou optar por leite meio gordo ou magro não diminui a taxa de lactose. Pelo contrário, os produtos lácteos fermentados como iogurtes naturais e o queijo fresco são mais bem tolerados pelos gatos, porque estes produtos incluem bactérias beneficiosas que diminuem a presença de lactose neles.

Categorias: Saúde, Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Eu sempre dei muito leite ao meu gato pois eu notava que ele gostava muito, mas a partir de agora vou ver numa loja de animais se vendem esse leite com menos lactose =)
Eliminar este comentário
Olá, boa tarde. Meu nome é Alessandro e também gosto muito de gatos. Temos uma fêmea Siamês. Vi aqui no fórum vários tópicos relacionados a alimentação de gatos. Já faz algum tempo que paramos de dar alimentos industrializados para a nossa gatinha. Eu tenho um amigo que perdeu 2 gatos em um intervalo de tempo muito curto. Cerca de 60 dias. Após esta terrível perca ele descobriu que as rações industrializadas fizeram muito mal para o gato dele e acelerou o processo de morte dos seus bichanos. Após esta terrível perca ele descobriu que a ração industrializada faz muito mal para os gatos. Apos muita pesquisa ele desenvolveu uma dieta para que nossos gatos tenha uma vida mais saudável.

Se você ama seu gato e pretende dar a ele qualidade de vida então acesse este site euamogato.esy.es e assista ao vídeo que ele fez contanto a história dele.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.