Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Os gatos e o frio

Os gatos e o frioQuando chega o inverno, uma das dúvidas que os donos dos gatos podem ter é como é que estes são influenciados pelo frio. A primeira coisa que temos que saber é que os gatos não passam muito bem com o frio, sobretudo em alguns casos específicos.

Neste artigo trataremos de explicar a relação dos gatos com o frio, com que gatos se recomenda ter mais cuidado, e também alguns conselhos para cuidar impedir que a nossa mascote passe frio.

Que gatos se devem proteger mais do frio?

Apesar de todos os gatos sentirem frio no inverno, existem alguns que são mais propensos a sofre-lo e que são mais afetados de forma perigosa.

Falamos principalmente das raças que contam com pouco pelo ou inclusive com nenhum. Assim, a priori, aparecem-nos algumas raças como a siamesa ou a Sphynx como possíveis raças propensas a sofrer com o frio.

Independentemente da raça que seja, com os gatos pequenos devemos prestar uma especial atenção, já que os mais pequenos não possuem um sistema imunitário perfeito, e o frio pode ocasionar-lhes doenças ou problemas de saúde. O melhor com eles é oferecer-lhes abrigo e uma quantidade maior de alimento.

Outro dos casos em que devemos ter especial cuidado é com os gatos que já são de idade avançada. Estes, tal como os pequenos, não contam com uma boa imunidade, pelo que o frio pode também causar-lhes problemas de saúde.

O último caso especial é o dos gatos que se encontram já doentes. A estes devemos prestar-lhes muito mais atenção já que a sua doença poderia piorar ou poderia adquirir outra que piore o seu estado.

No caso de sofrer de artrite deve-se cuidar-se muito dos gatos, já que o frio afeta especialmente este padecimento.

Conselhos para proteger os gatos do frio

Dentro dos conselhos que deves seguir para que os gatos e o frio não se convertam num problema é ter sempre o teu gato dentro de casa.

Em caso do teu gato gostar muito de sair, deves protege-lo com algum abrigo especial para gatos e também dar-lhe mais alimento, já que com o frio gastam mais energia para se manterem quentes.

Se vires que há algum gato vagabundo que está na rua e o frio é abundante, ajuda-o avisando alguma protetora de animais ou tu mesmo dando-lhe alimento e refúgio enquanto procuras outra solução.

É igualmente importante ambientar muito bem a casa para que os gatos tenham vários sítios calorosos e cómodos onde descansar.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.