Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Gatos com excesso de peso

Gatos com excesso de pesoSe estimularmos a mente do nosso gato e lhe oferecermos jogos e atividades para desanuviarem, estes não terão a necessidade de fazer avarias pela casa. Se um gato se sente frustrado e se aborrece, pode chegar a fazer coisas que não gostemos como comerem as plantas, arranhar os móveis ou desgastar as cortinas.

Este tipo de comportamento poderia ser corrigido oferecendo atividades à nossa mascote, já que os jogos e a atividade são uma das melhores soluções para os problemas de comportamento. Além disso este exercício também é essencial para a saúde do nosso gato, já que melhorará o funcionamento do seu coração, dos seus vasos sanguíneos, o seu desenvolvimento muscular e possíveis problemas de obesidade.

E a obesidade é um dos efeitos mais comuns da má nutrição nos gatos. Os estudos demonstram que à volta de 25 % dos gatos que visitam o veterinário têm excesso de peso. O número de gatos obesos parece ter aumentado conforme os gatos se foram afastando mais das quintas e casas de campo e entrando na cidade, convertendo-se em animais sedentários e caseiros.

Estas mudanças no estilo de vida em combinação com um aumento dos alimentos mais densos e de saber mais agradável do mercado, contribuíram para o aumento da percentagem da obesidade nos gatos adultos.

E esse excesso de peso aumenta o risco de problemas de saúde, sejam problemas cardiovasculares, respiratórios ou esqueléticos. Estudos demonstram que os gatos obesos têm mais probabilidades que os gatos de massa corporal normal a doenças como a diabetes, a artrite ou a lipidose hepática.

Independentemente de certos fatores nutricionais, a causa subadjacente da obesidade é a falta de gasto de energia frente às calorias consumidas. Conforme mais exercício realize o nosso gato, mais calorias queimará e menos gordura acumulará.

Para que o nosso gato realize mais exercício e melhore a sua condição física devemos integrar jogos interativos no seu ambiente. Oferece-lhe jogos que estimulem o seu instinto de caça. Dedica também um pouco a cada dia para jogar com ele e fazer com que se mova. Pega num ponteiro laser, uma bola de que goste ou um simples cordel e estimula o seu instinto caçador.

Também há que ter muito cuidado com os petiscos. É normal que um gato doméstico mie para o sue amo quando o vir a comer, mas isso não significa que tenha fome. Se não o acostumares a comer nada fora das suas horas, pouco a pouco deixará de miar quando te vir a comer, até que não te dê atenção quando te sentares à mesa.

No entanto, se o acostumas, assim que te vir a sair da cozinha estará aos teus pés. E o petisco é uma das piores para que um gato mantenha uma alimentação equilibrada. Os alimentos dos seres humanos não são nada recomendáveis para os pequenos.

Por último veremos uma serie de conselhos para aplicar nos gatos que estejam perto de sofrer excesso de peso ou para aqueles que já estão dentro desta perigosa zona:

- Fora os petiscos entre horas e as refeições dos seus donos. Dissemo-lo à pouco, mas é importante recalcar a sua importância.

- Mede a quantidade de alimento que dás ao animal e faz com que este se ajuste às caraterísticas do teu gato. A quantidade vem fixada nas caixas de alimentos e deves dar sempre a mesma. Nunca lhe dês um bocadinho mais a cada dia. Muitos pensam que “um pouco mais não lhe fará mal”, mas faz.

- Aumenta o tempo de exercício e de movimento que o teu gato realiza, compra-lhe jogos que o façam exercitar e joga com ele obrigando-o a fazê-lo. Pouco a pouco a sua saúde irá agradecer-te todo esse esforço.

- Se o teu gato sofre de excesso de peso, consulta o teu veterinário sobre a dieta que deves dar-lhe. Este é a melhor pessoa que pode ajudar-te nisto, e é mais provável que lhe regule a ingestão de gorduras, fibra, etc.

- Antes de iniciar qualquer programa de baixa de peso consulta-o com o veterinário. É importante recalcar este dado e tê-lo muito presente, porque uma dieta desequilibrada pode ser igualmente má do que uma com excesso de alimentação.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.