Registar | Iniciar sessão
Saúde 1 comentarios

Gatos a regime

Gatos a regimeO excesso de peso nos gatos é um problema que, infelizmente, cada vez mais animais de estimação enfrentam. Um gato muito gordo corre um risco real para a sua saúde. Entre os perigos ao que estão expostos, os mais frequentes são problemas cardiovasculares e do tracto urinário, diabetes, problemas de mobilidade de pele causados pela incapacidade do animal para o seu asseio individual.

Com a finalidade de preservar a sua saúde e oferecer-lhe a melhor e a mais longa vida possível, na continuação falaremos de uma serie de conselhos para ajudar o nosso gato a perder peso.

Como saber se um gato sofre de excesso de peso?

Para saber se o teu gato tem excesso de peso têm de tocar nas suas costelas. Coloca as tuas mãos das costelas do seu peito e move-as de cima a baixo. Se não conseguires contar as costelas com a ponta dos teus dedos então é o momento do gato fazer uma dieta.

Dieta especial para animais de estimação.

Não duvides em consultar o teu veterinário, quem te pode prescrever uma dieta especial para o teu animal de estimação. Não se trata tanto de reduzir a quantidade de comida, já que o animal tem de comer várias pequenas refeições por dia. Trata-se mais de oferecer-lhe uma dieta mais equilibrada, rica em proteínas e fibra para alcançar a saciedade mais rapidamente.

Este plano definido com a ajuda de um veterinário deve ser introduzido gradualmente para acostumar o gato à sua nova dieta. Começaremos misturando a sua comida habitual com a nova, aumentando gradualmente as quantidades desta última.

Há alimentos industriais desenhados para gatos com excesso de peso ou castrado (e que portanto têm um maior risco de obesidade). Alguns veterinário também recomendam alimentos húmidos, menos calóricos.

Fora com as guloseimas e as sobras

É natural querer mimar o nosso animal de estimação, mas dar-lhe guloseimas ou as sobras não traz qualquer benefício. Uma caricia ou brincar com ele fará as delícias do nosso companheiro de quatro patas e estaremos cuidados a sua saúde.

Este fim ao excesso de alimentação deve ser uma opinião consensualizada com a família, porque se um de vocês continuar a oferecer guloseimas ao animal, o esforço dos outros será em vão.

Momento para iniciar

Um gato que não se move, não corre ou não brinca não é um gato feliz. E é um gato que inevitavelmente ganhará peso. Cria um espaço para que o animal possa jogar, saltar, caçar e disfrutar do lazer. Para além disso motiva o teu gato a brincar com ele e comprando-lhe brinquedo especiais.

Existem inclusive brinquedos que se encarregarão de dar de comer ao teu animal. São uma espécie de “dispensadores de biscoitos” que forçam o teu animal a fazer algo para conseguir o prémio.

Categorias: Saúde, Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Olá, boa tarde. Meu nome é Alessandro e também gosto muito de gatos. Temos uma fêmea Siamês. Vi aqui no fórum vários tópicos relacionados a alimentação de gatos. Já faz algum tempo que paramos de dar alimentos industrializados para a nossa gatinha. Eu tenho um amigo que perdeu 2 gatos em um intervalo de tempo muito curto. Cerca de 60 dias. Após esta terrível perca ele descobriu que as rações industrializadas fizeram muito mal para o gato dele e acelerou o processo de morte dos seus bichanos. Após esta terrível perca ele descobriu que a ração industrializada faz muito mal para os gatos. Apos muita pesquisa ele desenvolveu uma dieta para que nossos gatos tenha uma vida mais saudável.

Se você ama seu gato e pretende dar a ele qualidade de vida então acesse este site euamogato.esy.es e assista ao vídeo que ele fez contanto a história dele.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.