Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Conselhos para dar um medicamento a um gato

Conselhos para dar um medicamento a um gatoTer um gato lindo, brincalhão e saudável é a meta de muitas das pessoas que disfrutam da companhia de um animal em sua casa. Quando este fica doente, para além de angústia, em certas alturas surge a pergunta: Como dar o medicamento ao meu animal de estimação?

No presente artigo oferecemos-te conselhos úteis para administrar os medicamentos ao teu gato, um animal que complica o processo devido às suas unhas e tendência de morder.

Antes de qualquer patologia que o teu gato apresente, a primeira coisa que deves fazer o teu veterinário. É ele a pessoa facultada para indicar que medicamentos devem-se consumir, assim como as doses e frequências com as que se aplicará o mesmo. Lembra-te que um diagnóstico e plano errados podem provocar consequências nefastas.

TRUQUES ÚTEIS

Historicamente, a forma mais simples de que um animal ingira o seu medicamente é através dos alimentos. Se optares por este recurso, deves assegurar-te que o fármaco possa misturar-se com comida.

Existem guloseimas desenhadas especificamente para este propósito. Estes alimentos estão criados com um sabor agradável para o gato, e compostos pegajosos que impedem que o gato remova o medicamente do prato.

Por outro lado, se for necessário que o gato ingira o fármaco via oral, lembra-te de ter cuidado com os seus dentes. É recomendável para além disso que tenhas ao teu alcance todos os acessórios que possas necessitar. Neste sentido, é importante que actues com rapidez pois se ele conseguir escapar, uma vez que esteja assustado será pouco provável que possas capturá-lo novamente.

Da mesma forma, ainda que o teu animal de estimação esteja acostumado a este tipo de actividade será bom que o envolvesses numa toalha, ou que colocaras em forma de babete, para evitar, em primeiro lugar, que te magoe com as suas unhas e, em segunda lugar, que suje o seu pêlo através de algum movimento brusco.

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRIMIDOS E PÓS

Quando temos um animal de estimação em casa devemos assegurar-nos de ter ao nosso alcance acessórios úteis para atender à sua saúde. Nas lojas de animais existem instrumentos como o “aplicador de comprimidos”, que consiste numa seringa para comprimidos, cuja ponta de borracha sustem o comprimido; enquanto a outra borracha a empurra fora.

Também podes auxiliar-te de uma seringa cheia de água para confirmar que o gato realmente tomou o medicamento.

Conselhos para dar um medicamento a um gatoPara administrar o medicamento ao teu gato, mantem-no firma, mas sem o magoar. Geralmente, quando estes felinos entram em pânico geralmente andam para trás, momento que deves aproveitar. Se acontecer, fica de joelhos no chão, com o gato entre os teus joelhos a olhar para ti.

Para abrir a boca do gato coloca o dedo polegar e o dedo indicador a cada lado da cara, virados para cima e atrás dos bigodes. Pressiona levemente o espaço entre os dentes e quando abra a boca, move a mandibula inferior para baixo e coloca o comprimido na parte posterior da língua.

Após este passo, fecha a sua boca e massaja a garganta até te assegurares que tenha tomado o comprimido. Neste sentido, ajuda que o comprimido esteja untado de manteiga Porque assegura a sua passagem para o estômago.

Por outro lado, deves evitar que os comprimidos se partam antes de serem ingeridos, pois podem ter um sabor desagradável e por isso serem rejeitados pelos gatos. Se o gato lamber o seu nariz depois de tomar os comprimidos, é um sinal de que tenha tomado de forma correcta.

MEDICAMENTOS LÍQUIDOS

Quando vás dar medicamentos líquidos ao teu gato, assegura-te que ter identificado correctamente os orifícios que apresenta por detrás dos seus dentes. Através deles poderás introduzir o conta-gotas ou a seringa para administrar o fármaco.

Evitar deitar jactos de medicamento na garganta do gato ou na sua língua, porque os líquidos podem passar pela traqueia. Quando lhe dês o medicamento, esfrega a garganta ou sopra o nariz para que o gato engula. Também é viável oferecer-lhe como prémio um alimento.

Da mesma forma, podes administrar os medicamentos em forma de gel. Coloca a dose no teu dedo e introduz na boca do gato, pelo seu sabor o chupará de imediato. O resto poderás limpar nas suas patas ou à volta da boca que ele irá lamber logo de seguida.

OUTROS FÁRMACOS

Se o medicamento que o teu gato requer é composto para ser absorvido pela pele, podes colocá-lo no ouvido interno. Lembra-te de usar luvas para que não seja absorvida pelo teu organismo.

Quando o teu gato requeira gotas para os seus olhos, tem cuidado com o conta-gotas, pois com a sua ponta poderás magoar. Se dispões de alguém que te acompanhe nesta actividade será muito melhor

Por sua vez, se o medicamente do teu gato é forma de injecções é melhor que a apliques em presença do teu veterinário. Este tipo de fármaco pode causar reacção alérgica.

Se for necessário que o teu gato receba a injecção em casa, assegura-te que de conhecer correctamente o procedimento. Algumas injecções administram-se de forma subcutânea e outras intramusculares.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.