Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Benefícios da esterilização de gatos

Benefícios da esterilização de gatosA esterilização é necessária para evitar a sobrepopulação de gatos e assim evitar que muitos deles têm de acabar a sua vida sacrificados, ou pior ainda, que tenham de vadiar pelas ruas sem dono e viverem mal.

Mas muita gente não se consciencializa dele porque infelizmente existem falsas crenças sobre esta operação.

Hoje queremos desmantelar esses falsos mitos que circulam sobre a esterilização e mostrar os múltiplos benefícios que esta acarreta.

Falsas ideias sobre a esterilização

Existem várias teorias ou ideias falsas acerca desta operação que vamos desmantelar na continuação. Ainda assim, para que tenhas uma opinião mais completa, recomendamos que te informes com o teu veterinário.

Não é necessário que a fémea que vai ser esterilizada tenha tido pelo menos uma gravidez previa e parto.

Também não é certo que esta operação mude a conduta ou diminua a inteligência do animal de estimação. Este tópico está muito estendido mas é completamente falso. Os traços fundamentais do temperamento dos gatos (a inteligência, a energia, a independência, a demanda de afeto ou a vontade de brincar) não mudam com a esterilização.

Benefícios da esterilização nos machos

A esterilização em gatos reduz a marcação de território com urina, as lutas com outros machos e as fugas de casa. Para além disso, é menos provável que desenvolvam as infeções e deformações do trato reprodutor e próstata, e que sofram infeções geniturinárias que possam fazer surgir problemas reinais (um dos problemas mais frequentes em gatos não castrados nos primeiros cinco anos de vida).

Benefícios da esterilização nas fémeas

A esterilização em gatas elimina o cio, pelo que a ganhar já não irá perder sangue nem marcará território com urina. Para além disso, também elimina os problemas psicológicos, reduz os miares e evita outras mudanças de conduto provocados pelo céu. As gatas esterilizadas são menos propícias a desenvolver câncer ou infeções uterinas, tão comum nas fémeas sem esterilizar.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.