Registar | Iniciar sessão
Saúde 0 comentarios

Alergia aos gatos. O que fazer?

Alergia aos gatos. O que fazer?Se tu ou algum dos teus amigos e familiares são alérgicos aos gatos, a convivência entre ambos não é nada fácil. Apesar das alergias, há algumas medidas que podem ser tomada para tornar mais fácil a convivência com o gato em casa. Não é necessária exactamente uma dolorosa separação. Na continuação vos explicamos como surge o problema e como podemos controlá-lo.

A origem de tudo

É certo que os pêlos não são os causadores da alergia, mas também são parte do problema. Resultados de investigações publicadas na revista científica The Journal of Immunology, assim como um estudo na Universidade de Cambridge no Reino Unido, coincidem em identificar a mesma proteína presente na pele do felino como a responsável pela reacção alérgica.

A proteína Fel d 1 está presenta na caspa (escamas de pele morta) do gato, assim como na sua saliva, portanto no momento em que a mascote se está a lamber, também está a aplicar esta molécula alergénica nos pêlos.

Soluções a curto e longo prazo

O mesmo estudo de Cambridge descobriu que uma toxina ambiental é responsável de aumentar e intensificar a resposta imunológica do organismo humano perante a presença da proteína Fel d 1. Este resultado permitirá avançar na criação de medicamentos específicos contra este tipo de alergias.

Apesar de tudo existe a possibilidade de reduzir ao mínimo os sintomas das alergias sem ter que renunciar o gato. Como? Tentaremos desvendá-lo nas seguintes linhas.

Os sintomas, que podem ir desde reacções alérgicas comuns como espirros frequentes e a irritação dos olhos, até à inflamação nas mãos ou a um agravamento da asma em pessoas que já padecem, são reduzíveis ao mínimo cumprindo as medidas que enumeraremos na continuação:

Alergia aos gatosAumentar a frequência e extensão da limpeza. Devemos ir desde da limpeza obrigatória de todos os tapetes com algo específico para elas (um aspirador comum pode agravar o problema) pelo menos de 2 em 2 meses, até reduzir a presença de tapetes na casa. A roupa de cama deve ser lavada a cada 15 dias ou menos e evitar que o gato permaneça no quarto, que deve estar aberta, limpa e areada no máximo de tempo possível.

Dar banho e escovar o gato semanalmente. Esta operação deve ser realizada por uma pessoa que não seja alérgica. Podem-se usar produtos antialérgicos do mercado (sempre adquiridos em lojas especializadas) sobre a pele do gato durante o banho, sempre tendo consultado antes o veterinário acerca da sua aplicação.

Utilizar medicamentos receitados pelo teu doutor para alergia. Normalmente os anti-histamínicos standard reduzem eficientemente qualquer sintoma alérgico. Há que ter em conta que a maioria dos anti-histamínicos provoca sonolência pelo menos durante um período de adaptação inicial, pelo que se deve ter precaução ao utilizar antes de conduzir ou realizar qualquer outra actividade que requeira total atenção.

Um gato em casa é um companheiro excelente em qualquer idade. Pode resultar numa companhia muito agradável e um recipiente de amor para todos os membros da casa. Tem em conta este três aspectos, há que perdurar esta amizade.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.