Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gatos Van Turco

Raça de gatos Van TurcoComo o seu próprio nome indica, a sua origem pode ser encontrada na Turquia, muito próxima de um dos lagos mais conhecidos da zona: O Lago Van. Por isso esta raça de gatos é uma das que mais disfrutam da água.

O seu descobrimento ocorreu por casualidade. Na década de 50, uns aficionados pelos gatos procuravam as origens do Angorá Turco e por casualidade encontraram-se com esta raça selvagem tão atrativa.

Após esta descoberta, os investigadores decidiram apanhar um par desta nova espécie e iniciou-se a sua criação na Inglaterra, país para onde se exportaram os gatos.

Já nos finais da década de 60, deu-se ao Van Turco o reconhecimento no continente europeu como raça. Na América do Norte continua sem ser reconhecida e classifica-se como uma variedade da raça Angorá.

Traços

Este animal de tamanho médio é um gato de fações largar e arredondadas. O seu corpo é robusto e forte graças a uma estrutura óssea bem desenvolvida, tal como a sua musculatura.

A sua cabeça é de tamanho médio e nela podemos encontrar uns grandes olhos ligeiramente inclinados, com um ligeiro delineado rosado. Os olhos desta raça podem ser encontrados em cores azuis, e também em tons de âmbar ou verdes. Em alguns gatos apresentam-se olhos díspares.

As suas orelhas são de tamanho grande e a sua posição é erguida. A sua cauda é de tamanho médio e apresenta uma pelagem espessa. E já que falamos da sua pelagem, esta é comprida, delgada, abundante e muito sedosa. Por baixo do pelo mais comprido, possui uma capa fina de pelagem curta para o proteger do frio.

Quanto à cor da pelagem, a mais comum é a branca, embora se possam apresentar manchas nas orelhas de tons de mogno e também cremes.

Caráter

A sua aparência e história poderiam fazer-nos crer que é um gato selvagem, algo introvertido e agressivo. Mas graças às seleções que se realizaram, pode conseguir-se ter gatos de caráter amável e sociável.

O que não deixou de ser foi um gato muito independente e cheio de energia, com o que o veremos sempre a fazer algo ou a brincar. Pode ser um gato possessivo devido à quantidade de afeto que dá e exige, sobretudo ao seu dono.

A sua forma de ser permite-lhe desfrutar também da vida em família na cidade, embora seja preferível ter um sítio amplo com pátio ao ar livre para que possa brincar e entreter-se.

Cuidados

Para a sua pelagem longa deve realizar-se, pelo menos, de uma forma semanal, mas é preferível que sejam quase diários. Em períodos de mudança, a escovagem terá que ser diária.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.