Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gatos Scottish Fold

Raça de gatos Scottish FoldNas origens desta raça diz-se que provêm de gatos antigos chineses de orelhas caídas que chegaram à Escócia no seculo XI.

Do que se tem a certeza é que na década de 60, quando esta raça se dá a conhecer com os traços atuais.

A sua origem atual deve-se ao cruzamento de uma gata de orelhas caídas com um gato britânico de pelo curto. Este cruzamento realizou-se no ano 1966.

Os primeiros gatos adultos de Scottish Fold costumavam apresentar problemas de artrite, devido ao gene conhecido como Fold.

Pouco a pouco, os criadores experientes foram investigando como solucionar este problema e felizmente encontraram a solução, o que faz com que os Scottish fold atuais estejam livres desta doença.

Traços

Comum peso que vai desde os 2 quilos até aos 6, os gatos Scottish Fold são exemplares de tamanho médio. Estes possuem uma cabeça de forma arredondada em que vemos umas bochechas com a mesma forma.

O seu nariz apresenta uma forma ampla e de curto comprimento. O seu focinho é arredondado, tal como as almofadinhas da zona dos bigodes. Os olhos desta raça são de grande tamanho e de forma arredondada. Estes encontram-se bem separados e a cor depende inteiramente do tom da pelagem.

As orelhas, traços distintivos desta raça, são de tamanho pequeno e estão inclinadas para a frente. Estas possuem uma ponta arredondada definida e encontram-se perfeitamente separadas.

O seu corpo em geram é de tamanho médio, robusto e possui formas redondas. As suas patas são de comprimento médio e estão proporcionadas com o resto do corpo. Os seus ossos são fortes e possui uma boa musculatura.

A cauda do gato Scottish Fold é média e apresenta-se grossa na base e mais fina na ponta.

Quanto à pelagem desta raça, podem encontrar-se duas classes: Pelo curto e pelo semi-longo. Em ambos os casos, a pelagem é grossa e sobretudo densa. No caso de ser semi-longa, são conhecidos como gatos Highland. As cores da pelagem podem ser variadas.

Caráter

O caráter deste formoso exemplar destaca-se pela sua sociabilidade e a sua tranquilidade. Não é um gato dominante e por isso pode viver de forma tranquilo com outros gatos e inclusive com outros animais como os cães.

Além disso é um gato carinhoso e ativo, já que gosta de brincar e viver com uma família.

Cuidados

Qualquer que seja o tipo da pelagem, esta requere uma escovagem por semana. No caso de estar na época de mudança de pelagem, as escovagens devem ser aumentadas. As suas orelhas devem ser limpas regularmente.

Um dado importante nesta raça é que devemos evitar o cruzamento de dois gatos Scottish fold, para evitar problemas genéticos.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.