Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 1 comentarios

Gatos Sagrado de Birmânia

Raça de gatos Sagrado de BirmâniaEmbora a lenda conte que esta raça se originou no tempo de Lao-Tsun (Camboja) onde se adorava a deusa do ouro Tsun-Kyab-Kse e onde havia um gato chamado Sinh que foi transformado pela deusa do templo, a realidade é um pouco menos mística.

A origem desta raça deve-se ao cruzamento entre siameses e gatos de pelo longo como o Persa e o Angorá, por volta do ano 1910 na França. Em 1926 reconhece-se como a raça pela organização FIFE.

Na década de 50 inicia-se a exportação para fora da França para o país vizinho, Inglaterra, e 10 anos depois a expansão é maios, chegando inclusive aos Estados Unidos. Esta raça que atualmente se conhece como Sagrado da Birmânia, anteriormente se conhecia como gato birmano.

Traços

Com um peso que varia entre os 4 e os 8 quilos, o Sagrado da Birmânia está considerado como uma raça de tamanho medio.

Nos seus traços faciais e da região craniana destaca-se a sua cabeça redonda de forma ovalada e ampla. O seu nariz é medio e possui um focinho firme. Os seus olhos são sempre de uma cor azul muito escura e profunda. O tamanho e a forma destes é grande e arredondada. As suas orelhas são médias e estão perfeitamente separadas e ligeiramente inclinadas.

O seu corpo é alongado e robusto. Possui extremidades médias mas muito fortes. Isto deve-se à sua estrutura óssea e muscular se encontrar bem desenvolvida. Os pés são muito redondos e entre a região dos dedos apresenta pelagem.

A sua cauda é de tamanho médio. Esta está sempre levantada e é notável a sua pelagem espessa e vaporosa. A pelagem do resto do seu corpo é de comprimento médio. Possui um colar onde o pelo é mais longo e denso. Na zona do rosto e as extremidades a pelagem é curta.

As cores permitidas desta raça são os tons do siamês como o azul, chocolate, creme, lilás, seal e vermelho. Estas últimas simulam uma espécie de luvas de cor branca.

Carater

Se tivermos que destacar dois aspetos do caráter do Sagrado da Birmânia, estes seriam sem dúvida a sua tranquilidade e a sua sociabilidade com todo o mundo, sejam humanos, gatos e até cães. Também são gatos carinhosos e brincalhões.

Além disso são animais que não costumam miar. No seu lugar emitem um suave ronronar que os torna ainda mais adoráveis.

Cuidados

O cuidado da sua pelagem requere uma escovagem semanal, embora na época da muda, esta deve ser diária. Também requere muita brincadeira e atividade física para estar saudável.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
gostaria de saber se tem algum gato pra doar pra me eu quero boa noite
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.