Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gatos Ragamuffin

Raça de gatos RagamuffinExistem diferentes teorias sobre a origem da raça. Por um lado enunciam a sua origem a partir de gatos Ragdoll nos anos 90 do século passado, enquanto que outros se remontam a 1960.

A variante que os situa em 1990 explica que foram desenvolvidos por um grupo de criadores que se separou da Organização Internacional do gato Ragdoll (IRCA) por ter uma visão própria da raça. Neste caso enunciam Curt Ghem como o autor do nome.

Existem diferenças físicas fundamentais entre os Ragamuffin e os gatos Ragdoll, como o facto da cabeça dos Ragamuffin é abobadada e não plana. Os Ragamuffin podem ter qualquer cor, os olhos em forma de noz invés de ovais, têm ossos mais fortes que os Ragdoll e o pêlo mais grosso e curto.

Por outro lado os que situam o Ragamuffin nos 60 sustêm uma origem fortuita da raça. Uma criadora de gatos persas chamada Ann Baker teve uma gata chamada Josephine, a que teve um acidente ao ser atropelada por um automóvel. O vizinho de Ann tinha uma família de gatos selvagens que alimentava. Com o tempo Josephine deu à luz uma camada de gatos selvagens que resultaram em gatos particularmente sociáveis e brincalhões.

Aponta-se também que a raça criada de Ann Baker nos 60 foi a Ragdoll e não a Ragamuffin. Curiosamente também a criadora californiana é considerada a criadora da raça Honey Bear a partir de gatos persas mediante inseminação artificial, cruzando persas com texugos.

Traços

Enquanto as outras raças maduram aos 1 a 2 anos de idade, os Ragamuffin são muito brincalhões até aos 3 anos. A sua esperança de vida vai desde dos 12 aos 16 anos e são gatos muito saudáveis e fáceis de manter, que chegam a pesar de 13 a 14 kg nos machos adultos. O pêlo do gato é brilhante, curto e sedoso, o qual é maior no pescoço, torso e nas patas traseiras.

Parece que a cabeça do animal é pequena em comparação com o seu corpo mas são gatos de que destacam-se pela boa proporção do seu físico. Os Ragamuffin têm um corpo bonito e robusto.

Carácter

Gatos RagamuffinA verdade é que são animais de carácter dócil, amante da comida, capazes de fazer quase qualquer coisa por ela. Ideais para estar com crianças de qualquer idade, já que são muito carinhosos e brincam sem utilizar as suas garras. Também têm uma convivência muito fácil, e dão-se bem com outros animais domésticos. São capazes de saudar à porta tanto o dono como o estranho que vem de visita.

São gatos que preferem repousar ou dormir no colo do dono ou junto a ele. No exterior não saberiam comportar-se ou defenderem-se pelo que se podem denominar como gatos de interior. Dentro de casa são capazes de terminar com qualquer animal indesejável como ratos.

Cuidados

Não necessitam de muitos cuidados. São fortes e a sua saúde estável. De resto se os teus critérios para decidir a raça de gatos que queres ter são a força, a sociabilidade e poucos cuidados extras, nos Ragamuffin terás uma excelente opção. Bastará escovagens semanais, água limpa e muita comida, ainda que deves ter cuidado com o excesso de peso.

Se desejares manter as óptimas condições podes cortar as unhas a cada 15 dias e semanalmente escovagem os seus dentes, ainda que quanto com maior frequência, melhor. Os ouvidos também podem ser revistos semanalmente. Relembra-te que este tipo de gato não deve sair sozinho, onde ficariam indefesos a qualquer problema que surja.

Imagens de gatos Ragamuffin
Gato doméstico Ragamuffin Raça Ragamuffin Gata Ragamuffin Olhos do gato Ragamuffin Gatinhos Ragamuffin Gato Ragamuffin de exposição Fotos de gatos Ragamuffin Fotos de gatos Ragamuffin Fotos de gatos Ragamuffin Fotos de gatos Ragamuffin Raça doméstica Ragamuffin Pêlo do gato Ragamuffin
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.