Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gatos Peterbald

Raça de gatos PeterbaldEsta raça surgiu em 1994 em São Petersburgo, na Rússia. Recebeu o nome Peterbald em honra da cidade de São Petersburgo. A palavra bald que completa o nome significa “sem pêlos” em inglês.

Desde 1993 a senhora Olga Mironova, uma conhecida juíza e admiradora dos felinos, teve a ideia de criar um novo tipo de gato sem pêlos, mas diferente do Sphynx. Originalmente planificou-se através de cruzamentos experimentais entre a raça siamesa e gatos com ausência de pêlos mediante mutação genética espontânea da Rússia. Esta raça era conhecida nesse momento como DonSkoy, ainda que actualmente a TICA a reconhece como Donsphynx.

A senhora Olga Mironova cruzou a sua gata, chamada Radma von Jagerhov, com um macho russo original que apresentava a mutação dominante para a queda de pêlo. As duas primeiras camadas deu como resultado 4 gatinhos, os quais foram usados como base para o desenvolvimento da raça Peterbald. A TICA reconheceu a raça em 1997 enquanto que a FIFE o fez em 2007.

Traços

Fisicamente o Peterbald é um gato médio em tamanho, com um físico harmonioso e equilibrado. A cara forma um triângulo a partir da ponta do nariz até ao nascimento das orelhas, as quais são bem grandes e nascem para os lados da cara. Os olhos amendoados não sobressaem nem afundem na cara.

A linha do gato é elegante, harmoniosa, esbelta e musculada. Pode ter ausência total de pêlo ou algum grau de pêlo como o conhecido “pêlo de escova”. Desde um ou outro tipo de pêlo podem-se encontrar pêlos de tamanho diferente em cada caso. Algumas crias podem nascer com um ligeiro manto de pêlo que perderão com o passar do tempo, enquanto outros podem nascer totalmente nus. Existem linhas de cria que são hipoalergénicas.

Carácter

Esta raça tem um temperamento afável e doce. São gatos curiosos e inteligentes como a maioria dos felinos. Gostam de investigar e realizar actividades que impliquem gato de energia. São animais de estimação que precisam e exigem muito afecto dos seus donos.

São uma companhia excelente que não só e afectuosa com o seu dono como também com todos os outros membros da família, inclusive crianças e idosos. Também não apresentam problemas com outros animais domésticos. Em suma são mimosos e calmos.

Cuidados

Os gatos Peterbald não necessitam de um asseio constante como a raça Sphynx, já que a pele seca não produz gordura. Podem-se utilizar toalhitas ou algo semelhante, ou até dar-lhes banho em dias de muito calor. É necessário abrigá-lo bem em alturas de muito frio.

O efeito do bronzeado pelo sol desaparece com o passar do tempo dentro de casa. Não se descobriu qualquer doença específica da raça até ao momento. São gatos fortes e saudáveis.

Fotos de gatos Peterbald
Peterbald branco Raça Peterbald Gatos Peterbald Gatos Peterbald Gatos Peterbald Peterbald cinzento Gatos Peterbald Gatos Peterbald Gatito Peterbald Gatos Peterbald Gatos Peterbald Peterbald preto
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.