Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gatos British Shorthair

Gatos British ShorthairAo falar da raça British Shorthair o fazemos de uma das raças mais antigas da Europa. A origem destes gatos não está de todo provada, ainda que se pensa que esses descendem do cruzamento de gatos romanos que chegaram à ilha com os gatos nativos que habitavam lá. Este cruzamento se originou até à mais de dois mil anos.

O que sim está comprovado é quem foi o verdadeiro impulsor da raça, e não outro do que um criador inglês chamado Harrison Weir a finais do século XIX. Este impulsou cruzamentos entre os exemplares de British Shorthair mais bonitos. Foi igualmente o encarregado de organizar a primeira exposição felina no Crystal Palace de Londres. Esta se celebrou em 1871 e o British Shorthair foi, claro, um dos grandes protagonistas da convenção.

Desde das suas origens estes gatos foram apreciados pela sua destreza para caçar e pela sua força física, ainda que o caráter afável que estes animais apresentavam frente aos humanos também foi um grande ponto a seu favor.

A vida da raça correu perigo durante as duas guerras mundiais, mas criadores admiradores da raça recorreram à raça persa para renascer a quase extinta raça British Shorthair. Ainda que devio a estes cruzamentos as formas do animal se arredondaram mais e ganhou tamanho.

Traços

Com a raça British Shorthair estamos diante animais de tamanho medianamente grande, de corpos musculados e compactos. O seu corpo começa com uma cabeça ampla e de formas arredondadas, e termina numa cauda curta, ainda que proporcionada ao tamanho do animal.

Todo o seu tronco é amplo. As patas da raça são curtas, robustas e musculadas. Para além disso terminam nuns pés redondos. Como dizíamos antes, a sua cabeça é redonda e ampla. Nela vemos um nariz curto e amplo, umas orelhas pequenas de terminação arredondada e uns olhos muito grandes, muitos redondos e de cor intensa.

Caráter

Como já adiantámos no início do artigo, desde das suas origens o British Shorthair se caraterizou por apresentar um caráter calmo e amistoso, o que o torna uma mascote perfeita para as pessoas que procuram um gato carinhoso. Para além disso o seu corpo arredondada e o seu pelo lhe dão um ligeiro aspeto de peluche, pelo que certamente ficarás encantado em ter o animal no colo. E ele também.

Mas se não queres estar sempre em cima dele, o melhor é optar por outra raça porque os British Shorthair são gatos muito dependentes, seguindo-te para toda a parte e necessitando de atenção constantemente.

Apesar de ser um gato mimado não quer dizer que não seja um gato ativo, e estamos diante um gato muito brincalhão pelo que o veremos constantemente a brincar e a correr pela casa. Nestas brincadeiras ele vai gostar que participemos nelas, pelo que tenta dedicar-lhe alguns minutos de atenção.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.