Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 1 comentarios

Gatos Bombay

Gatos BombayA história dos gatos Bombay iniciou-se à poucos anos nos Estados Unidos. Mais concretamente em Kentuky, na década de 50. A raça Bombay é o resultado do cruzamento entre os formosos gatos Burmeses de tipo castanho e o exemplar preto do gato americano de pelo curto ou Shorthair.

Depois de varias tentativas, conseguiu-se consolidar os traços especiais e característicos desta raça conseguindo, na década de 70, que a associação felina de CFA a reconhecesse como raça e que se realizasse o padrão correspondente.

Apesar de atualmente não serem uma espécie com muitos exemplares, a sua beleza e o seu amável e carinhoso caráter são cativantes.

Traços

O Bombay é um gato de tamanho médio. Conta com um corpo bem proporcionado e forte. A sua cabeça é de tamanho médio e possui contornos bem definidos e arredondados. Da mesma forma possui um formoso e curto nariz.

Nos traços faciais destaca-se também o seu amplo mas encurtado focinho. Outra das suas características que chama a atenção são os seus grandes olhos de cor dourada ou cobre, muito intensos e brilhantes.

As suas orelhas são de tamanho médio e apresentam-se amplas na zona da base, reduzindo o seu tamanho nas pontas onde terminam de forma arredondada. Estas encontram-se sempre erguidas.

O seu corpo, normalmente de corpo médio (embora possam apresentar-se excecionalmente de tamanho grande) está bem desenvolvido e possui uma boa musculatura. Os seus ossos são fortes e maciços.

Quanto às suas extremidades, estas são de acordo com o seu comprimento médio. Possui uns pés de tamanho pequeno com as almofadinhas de cor preta. A cauda do gato de Bombay é média e ligeiramente grossa. Além disso possui uma boa pelagem e a sua ponta é fina.

A pelagem desta raça de gato é um dos traços mais importantes. Esta é curta, de cor solida, delgada, abundante e muito brilhante. A cor que se aceita nesta raça é o preto intenso.

Caráter

O gato Bombay é um gato muito ativo e sobretudo é de caráter curioso. Dessa dorma gosta de brincar, trepar e caçar. Pela forma do seu corpo e a sua forma de ser é um gato ágil e que adora estar em sítios altos. É também um gato muito sociável e sobretudo carinhoso com os seus donos.

Gosta muito da vida em família e adapta-se muito bem à vida em sítios pequenos, sempre que disponha de espaço para trepar ou sair um pouco.

Cuidados

O principal, para ter um gato Bombay saudável, é uma escovagem semanal, para eliminar a pelagem morta, e muito amor e companhia, já que não gostam de solidão.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.