Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gatos American Curl

Gatos American CurlA história da raça de gatos American Curl não é tão notável como a de muitas outras. As origens destes gatos nem sequer provêm de seculos atrás. Mas embora a história desta raça não esteja cheia de aristocracia nem de cruzamentos especiais, na procura da raça perfeita, o “acidente” que levou à criação deste precioso gato é notável.

No ano 1981, um grupo de criadores de gatos Maine Coon encontrou uma gata de rua que apresentava uma caraterística bastante diferente do resto dos gatos conhecidos.

A gata tinha as orelhas curvadas para trás, pelo que chamou a atenção deste grupo, e pensaram que talvez seria um traço distinto de uma nova raça de gatos.

Desta forma levou-se a cabo o cruzamento entre a gatinha de rua com o nome Shulamith juntamente com animais da raça Maine Coon. Como resultado obteve-se a peculiar raça de gatos American Curl.

No entanto, foi apenas 10 anos depois disto que a raça foi aceite como tal e incluída nos livros de registos.

Traços

No que diz respeito às suas características físicas é impossível ignorar as orelhas. Uma das melhores formas de reconhecer esta raça de gato é pelas suas notáveis orelhas curvadas para trás.

Em aspetos gerais, a American Curl possui muitos dos traços do Maine Coon pelo que é um gato de tamanho medio e robusto. Aparentemente é um gato muito bonito e atém disso gracioso devido à forma das suas orelhas e dos tufos que saem delas.

Outra das características do seu corpo é a cauda, que é bastante larga. Além disso, em comparação com a sua pelagem é um pouco mais grossa.

A pelagem do American Curl apresenta duas variações: uma é a pelagem curta e a outra é média e comprida. Relativamente à cor da pelagem, esta apresenta sempre manchas em forma de riscas como as de um tigre.

Caráter

O caráter do American Curl torna-o ideal para estar em espaços pequenos. É um gato muito tranquilo e não requer muita atividade embora apresenta traços de ser brincalhão.

É inteligente e curioso, mas é bastante amigável pelo que não há problema em socializar com outras pessoas que entrem no ambiente ou inclusive animais.

Pelas suas caraterísticas tão tolerantes, é um gato excelente para a companhia. Desfruta do contacto e do carinho humano. Não possui traços de personalidade que o vinculem em ser um gato independente.

Cuidados

Em relação aos cuidados, não devemos negligenciar a sua alimentação. Recordemos que todos os gatos necessitam de água limpa e alimento constantemente.

Se o gato apresenta a pelagem curta, então é recomendável escová-lo duas ou três vezes por semana, sobretudo pelo aspeto da sua cauda que é muito mais volumosa.

Se for um gato com pelagem media comprida, então deve-se escovar a cada dois dias para evitar nós e a formação de bolas de pelo.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.