Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gato tonquinês

Gato tonquinêsO tonquinês é um gato originário do Canadá que surgiu entre os anos 60 e 70. Não existe consenso ainda na data exacta e inclusive alguns o situam mais atrás, a 1930. O certo é que a raça foi reconhecida pela Canadian Cat Association em 1974. Pode-se considerar uma raça bastante nova.

Na Europa é pouco conhecido. Apenas a Governing Council of the Cat Fancy (GCCF), ainda que esta é uma das organizações mais importantes para gatos, dona do maior show de gatos do mundo.

Este gato é o resultado do cruzamento do cruzamento entre o gato siamês e o burmês. Do cruzamento conservou a máscara de manchas do siamês um pouco menos definidas e o corpo meio linear do burmês.

Traços

É um gato de tamanho médio, com a cabeça ligeiramente alongada, ou pelo menos mais longa do que ampla. Os olhos são sempre verde azulados, ao contrário do manto, que se aceitam 5 variedades.

A variedade vison mel (com o pêlo castanho e manchas chocolate), a variedade champagne (com o pêlo castanho também mas as manchas de uma tonalidade amarelada), a variedade vison natural (onde as manchas são de uma cor mais escura), a variedade vison azul (tem o pêlo azul acinzentado) e o vison prateado (com o pêlo cinzento mas com zonas mais escuras). Há que dizer que o manto se vai escurecendo com o passar dos anos, mas é sempre brilhante, suave e curto.

Pode-se considerar que são gatos de longa vida pois chegam a viver perto de 16 anos e chegam a pesar entre 3,5 e 4,5 quilos.

Carácter

Tal como as raças de que provem, o gato Tonquinês é um gato muito activo. Sempre quererá brincar e estará sempre a chamar a atenção pelo seu carácter extrovertido. É muito afectuoso e gosta de ser mimado. Inteligente curioso, bastante adaptável já que pode viver tanto dentro como fora de casa, pode-se viajar com ele muito facilmente.

Talvez o seu único defeito é um temperamento bastante forte, mas os admiradores da raça o qualificam como o mais afectuoso de todos os gatos criados pelo homem. Pelo seu carácter curioso e activo gostará sempre de sair para o exterior a exercitar-se. Mas cuidado com os carros, já que sentem uma “preferência” por eles e não será raro ver-lhes a aproximarem-se deles. Prestemos atenção a possíveis acidentes.

Cuidados

O Tonquinês necessita de uma escovagem ocasional do pêlo. Pode utilizar-se uma luva ou pano húmido para que o seu pêlo fique brilhante e suave.

Os cruzamentos têm a particularidade de que os tonquineses puros terão descendência heterogénea na cor ainda que morfologicamente sejam idênticos. Portanto isto traz consigo que não possam considerar-se para concursos ou exposições os que apresentam variedades de padrões no manto.

Geralmente as camadas apresentam 2 indivíduos com padrão tonquinês por um de cada padrão de que descende o siamês e o burmês. Ou seja os criadores desta afectuosa raça terão em média por cada 4 gatos dois que apenas poderão ser utilizados como animais de companhia.

Fotos do gato tonquinês
Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês Gato tonquinês
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.