Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 1 comentarios

Gato oriental de pêlo comprido

Gato oriental de pêlo compridoO gato oriental de pêlo comprido combina a beleza do gato oriental com a elegância do siamês. Tem um manto de pêlo semi longo com cores variadas e distribuição que se encontra dentro dos padrões do gato balinês.

História

A maioria dos especialistas coincidem em assinalar ao oriental de pêlo comprido como o resultado do cruzamento entre o gato oriental de pêlo curto e o gato balinês, perto de 1980, pelo que consideram esta raça como uma das mais recentes. Os primeiros exemplares que conheceram em Inglaterra em 1890, isto fez com que lhe chamassem inicialmente Angorá Britânico para diferenciá-lo do Angorá Turco, do qual se distingue bastante fisicamente, sobretudo na forma da cabeça, das orelhas e do pêlo.

Em 1983 a TICA acordou reconhecer pelo seu nome próprio ao gato Oriental de Pêlo Comprido. No Reino Unido não foi reconhecido até 2002. Apesar da sua extraordinária beleza ainda não se espalhou muito pela Europa.

Traços

São fisicamente delgados e longos, como uma espécie de gato grande com a cabeça média e triangular (pode ter forma de triângulo isósceles ou equilátero, mas sempre com o vértice na ponta do nariz). O focinho é fino terminando num nariz comprido e recto. Não apresenta depressões na cara. Orelhas grandes terminadas em ponta.

O manto pode ser de várias cores. Cada padrão pode ser unicolor ou bicolor. O pêlo é sedoso e fino, algo mais longo nos homens e na cauda, mas medianamente longo em quase todo o corpo. O pêlo não é muito denso já que não apresenta subpêlo em nenhuma parte do corpo. A estrutura óssea é fina e delicada.

A cauda tem forma de chicote é comprida tal como as patas, as quais são finas e terminam em pés pequenos e ovais. Cada exemplar chega a pesar entre 2,5 a 5 kg. A esperança de vida está entre os 14 e os 18 anos.

Carácter

Este é um gato muito atlético, hiperactivo, inteligente e carinhoso. Estará sempre disposto a brincar mas quando note que estejas cansado ou em baixo, deixará de insistir, ao contrário dos outros orientais de pêlo curto.

É um gato muito curioso que gosta de receber caricias e disfrutar de tempos de mimos com os seus donoso, mas com estranho geralmente comporta-se introvertidamente. Geralmente criam os laços mais fortes com uma só pessoa.

São gatos que miam muito. Se têm fome ou necessitam de atenção começarão a miar intensamente até que estejam satisfeitos. Esta é uma característica que a maioria dos gatos orientais dispõe. Aconselha-se que sejam emparentados com outros gatos orientais já que pode ser incomodativo para raças menos activas.

Cuidados

Como todo o gato de pêlo comprido, é impossível que cheguem-se a assear totalmente, pelo que o seu pêlo necessita de uma escovagem constante e meticulosa, sobretudo na altura de muda.

Em caso de suspeita de tricobezoares (que são bolas de pêlo no aparelho digestivo) pode-se lhes administrar alguma solução à base de óleo de parafina.

Imagens da raça de gato oriental de pêlo comprido
Gato oriental de pêlo comprido Gato oriental de pêlo comprido Gato oriental de pêlo comprido Gato oriental de pêlo comprido Gato oriental de pêlo comprido
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.