Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gato Mau egípcio

Gato Mau egipcioO mau egípcio é uma das raças mais representativas destes felinos. A sua origem conta com uns 4000 anos de antiguidade e a sua presença era sinal de veneração e admiração.

No Antigo Egipto acreditava-se que Mau era um animal que tinha poderes mágicos e que além disso era um deus na terra. Por esta razão existia uma lei que obrigava as pessoas a respeitar e venerar a figura felina. Quem violasse este mandato, estava condenado À pena de morte por ofender a criatura.

A presença deste felino era tão importante que que a sua estrutura está esculpida nas pedras e hieróglifos egípcios desde épocas muito antigas.

A origem real da raça deve-se a um cruzamento entre um gato selvagem original do Egipto com um gato mosqueado europeu, daí saiu a raça do Mau egípcio para chegar posteriormente à Europa e ao mundo inteiro.

Acredita-se que este animal é o pai de muitas raças de gatos domésticos que conhecemos hoje em dia.

Traços

Em aspetos gerais, é um gato muito formoso e elegante. O seu corpo é de tamanha medio e apresenta uma certa complexão muscular que lhe oferece leveza e agilidade.

Um dos traços mais característicos do seu corpo pode ser encontrado nas suas patas, já que as posteriores são muito mais compridas e estreitas que as frontais.

Isto permite saltar grandes alturas que talvez outros gatos domésticos não consigam.

O animal apresenta variações na sua cor. Conta-se com quatro legalmente registadas: cinzento com manchas pretas com características de tigre, cinzento claro com manchas e a mistura de amarelo, castanho e cinzento.

A sua pelagem é fina. Não possui em excesso mas o que possui é sedoso e resistente. Além disso conta com olhos cor de amêndoa que contrastam perfeitamente com as tonalidades da sua pelagem.

Entre as curiosidades do seu aspeto, encontrasse que todos os gatos Mau contam com uma mancha em forma de “M” na sua parte da frente como um sinal de divindade que vem da sua veneração faraónica.

Caráter

Como todos os gatos do mundo possuem a sua independência de forma marcada. Na verdade é um gato carinhoso e amistoso com os membros da gata que habita. Em relação aos estranhos, possui uma personalidade muito reservada e distante pelo que não se verá o Mau egípcio ir cumprimentar as visitas.

É um caçador nato pelo que é normal que se escape com frequência de casa para levar a cabo as ações do seu instinto.

Cuidados

Esta raça não requere muitos cuidados especiais. O importante é sempre escovar a sua pelagem uma vez por semana e dar-lhe banho com regularidade. Também é importante que lhe sejam administradas as vacinas e se lhe dê uma alimentação equilibrada.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.