Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gato american wirehair

Gato de pêlo duro americanoA raça de gatos american wirehair (normalmente conhecida como gato de pêlo duro americano) surgiu de forma fortuita graças a uma mutação espontânea numa quinta nova-iorquina perto de 1966. Da união de dois gatos de quinta surgiram 6 gatinhos, mas um vermelho e branco com o pêlo diferente do resto. Este gatinho foi vendido a uma criadora local cuja qual o chamou de Adam e cruzou com uma gata de pêlo normal da mesma camada.

Do cruzamento nasceram dois gatinhos de pêlo áspero também. Esta criadora chamada Joan O’Shea adquiriu outra vez estes gatinhos que os nomeou de Amy e Abby. Com o tempo estes cruzamentos aumentaram a quantidade de gatos de pêlo áspero, que se distribuíram entre os criadores interessados. A população foi aumentando de tal forma que foi possível exportá-los para o Canadá e Alemanha.

Já em 1978 os Wirehair puderam participar na sua primeira competição oficial. Actualmente os criadores deixaram de trabalhar com a raça e existem muito poucos exemplares a preços muito altos, pelo que é raro e de luxo possuir um Wirehair legítimo.

Traços

O pêlo áspero é geneticamente dominante sobre o pêlo suave ao contrário das outras raças como o Rex. Ainda que normalmente a mesma mutação aparece em vários lugares diferentes, esta não apareceu em nenhum outro lugar, pelo que todos os Wirehair são descendentes de Adam.

O pêlo é duro até nos bigodes, que em certas ocasiões chega a ser crespo. Todo o pêlo é áspero e crespo em forma de anéis, nós e ondas. A cor do pêlo pode variar ainda que as cores chocolate, lavanda e outros padrões que indicam híbridos não são aceites.

Em constituição chegam a ser musculados como os americanos de pêlo curto. Têm um olhar elegante de cor dourada em olhos grandes e redondos, bem separados. O focinho termina num nariz ligeiramente curvado de forma concava e os bigodes estão um pouco separados.

As orelhas são de tamanho médio, separados e pouco abertos na base. A ponta da cauda é arredondada. A sua força é uma amostra de um gato muito adaptável e resistente a doenças.

Carácter

Gato american wirehair a dormirEste é um gato com muita energia e vida. São afectuosos, inteligentes, calmos, leais, divertidos e curiosos. Pode ser tímido num ambiente novo ou perante estranhos mas nada mais que deixar passar o tempo basta para mostrar tal como é realmente o seu carácter curioso e activo, apaixonado pelas brincadeiras.

Estes felinos sentem muito apego pelas pessoas e necessitam dessa mesma atenção, ainda que se interessam muito também pelo ambiente que os rodeia. Não são hiperactivos mas gostam de ser o centro das atenções com as suas brincadeiras muitas vezes.

Cuidados

Este gato pode-se adaptar a qualquer ambiente caseiro já que é altamente adaptável. É recomendável um ambiente espaçoso para as suas brincadeiras e curiosidade sem limites.

São de forte e estável saúde. Requerem dos mesmos cuidados que qualquer gato. A escovagem do seu pêlo é apenas necessária uma vez por semana, ainda que em épocas de muda deve ser feita diariamente para que não existam pêlo por toda a casa.

Gato american wirehair
Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair Gato american wirehair
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.