Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de gatos 0 comentarios

Gato alemão de pêlo comprido

Raça de gato alemão de pêlo compridoTrata-se de uma das raças de gatos que mais esperou pelo seu reconhecimento. Esteve a ponto de desaparecer durante a segunda guerra mundial e não foi até há poucos anos que se estabeleceu oficialmente nas mais importantes organizações felinas internacionais.

Trata-se do único gato de pêlo comprido originário da Alemanha. Ainda que o standard da raça foi definido em 1929, foi apenas em 2008 que alcançou o reconhecimento internacional. O standard provisional que se registou esse ano serviu para o estabelecimento oficial da raça a finais de Abril de 2012. Este reconhecimento entrou em vigor a inícios de 2013.

Foram exibidos e reconhecidos na Alemanha pela primeira vez em 1930 durante a Exposição da Federação para a Cria e Protecção de gatos de Berlim. O standard foi proposto pelo professor Dr. Friendrich Schwangart (1874-1958), um estudioso e amante desta raça de gatos, também conhecida como German Longhair ou Deutsch Langhaar.

Traços

O gato Alemão de Pêlo Comprido é um gato de médio tamanho que chegar a atingir entre 3 e 6 kg, robusto e flexível. Diferencia-se de outros gatos europeus de pêlo comprido no peito profundo e muito mais peludo na cauda que termina sendo mais fina na ponta.

Sobre as suas fortes patas têm uma figura rectangular e uma cabeça arredondada, com um nariz amplo de comprimento entre médio e longo. Não têm orelhas compridos, mas são rectas e amplas na base e arredondadas na ponta.

Os olhos são grandes e podem ser ovais ou redondos. A cor dos olhos relaciona-se com a cor da pele, dentro da qualquer aceita-se quase todas excepto o canela, lilas, castanho e chocolate.

Carácter

O Alemão de Pêlo Comprido é um felino calmo, sociável e equilibrado. Não terá problemas com as pessoas nem com os animais domésticos ou de quinta com que tenha de conviver.

Cuidados

O pêlo não necessita de muitos cuidados para manter-se brilhante e sedoso, mas em alturas de muda necessitará de escovagens continuas. O resto do tempo bastará não esquecer de fazê-lo de vez em quando uma vez por semana por exemplo.

Em 1954 o doutor Schwangart alertou sobre possíveis problemas degenerativos como a surdez em variedades albinas (gato branco com olhos azuis).

Fotos do gato alemão de pêlo comprido
Gato alemão de pêlo comprido Gato alemão de pêlo comprido Gato alemão de pêlo comprido Gato alemão de pêlo comprido Gato alemão de pêlo comprido Gato alemão de pêlo comprido Gato alemão de pêlo comprido
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.