Registar | Iniciar sessão
Gatos persas 1 comentarios

Padrão dos gatos persas

Padrão dos gatos persasCom um tamanho médio e um corpo maciço, o padrão dos gatos persas conta com uma variedade de caraterísticas aceites pela raça.

Cabeça

Apesar da grande variedade de tipos que podemos encontrar dentro da raça persa, há certas características que devem ser cumpridas para ser considerado como um gato persa.

A forma da cabeça é uma delas. Esta deve ser arredondada e ampla. As suas bochechas devem ser também redondas e bem recheadas. Quanto ao seu nariz, esta deve ser achatado, mas na ponta deve ter uma forma arrebitada.

Dessa forma possui um queixo e uma mandibula forte. Em geral tem uma expressão doce no seu rosto, embora em algumas ocasiões seja pouco amável. Isso depende da expressividade do animal.

Olhos

Um dos traços característicos dos persas são os seus grandes olhos. Estes devem ser perfeitamente redondos e bem abertos. Dessa forma deve haver um bom espaço que os separe. Quanto à sua cor, estes podem encontrar-se em vários tons, dependendo da variedade persa e da cor da pelagem do gato.

Os olhos são os órgãos que mais expressividade dão ao rosto do gato.

Orelhas

As suas orelhas são de tamanho pequeno, se as compararmos com o tamanho da sua cabeça e do seu corpo. Possuem uma forma triangular que termina de forma arredondada. Encontram.se também posicionadas não exatamente sobre a cabeça, mas de lado, um pouco baixas.

Corpo

O seu corpo é robusto e forte. O seu pescoço apresenta as mesmas características, e além disso é curto. É, em geral, um gato de corpo musculoso, de patas curtas e de forma geralmente arredondada.

A sua cauda é alongada e grossa. Também possui uma forma arredondada, embora de apresente bem definida.

Pelagem

Devido à variedade de gatos persa que existem, atualmente estão registados mais de 50 tons e até uma centena de variações. De todas as formas, pode dizer-se que o seu manto é tradicionalmente longo.

Independentemente do seu comprimento, o padrão aforma que a sua pelagem deve ser espessa, mas sedosa e fina. Dessa forma deve apresentar-se uma cobertura de pelagem na zona dos ombros e também do peito em forma de colarinho.

Algumas das cores que se reconhecem ou são aceites no padrão dos gatos persa são os tons brancos, fumados ou Smoke, tal como as cores sólidas como a cor prateada, conhecida como Silvershade.

Também se admitem os tons dourados, conhecidos como Golden Shaded. Algumas variações do Tabby são aceites como a versão Silvertabby ou Golden. Da mesma forma, as variações de Van Tabby combinadas de forma bicolor são aceites completamente.

Categorias: Gatos persas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
sonhar com gatos possuem muitos significado https://www.segredosdosonho.com.br/sonhar-com-gato/
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.