Registar | Iniciar sessão
Gatos persas 0 comentarios

Origem dos gatos persas

Origem dos gatos persasA terra que deu aos gatos persas o seu lugar de origem é a região de Asia menor. A sue época de aparição na Europa, já que a sua aparição inicial é incerta, foi nos princípios do seculo XVII.

Um dos primeiros países europeus em que foi introduzida esta raça foi a França, onde não foram chamados de gatos persas, mas sim Angorás.

Esta raça de gato foi recebendo cruzamentos com outras classes de gatos de pelagem muito mais longa ou curta o que, pouco a pouco, foi criando uns gatos de aspeto bondoso e de pelagem mais ou menos comprida.

Desde a sua chegada à Europa que foi um gato aristocrático. Uma das suas maiores fãs (sobretudo da variedade de gatos persa azuis) foi Vitória de Inglaterra.

Não podemos dizer que os gatos desta época foram iguais aos atuais, já que sofreu alterações nas suas caraterísticas. Nessa época esta raça era de traços mais alongados e menos achatados do que hoje.

Os gatos persas na atualidade

Depois de passar varias décadas sendo gatos exclusivos da realeza e de personalidades da música, escritores ou gente influente, o gato persa é na atualidade uma das raças de gatos mais cobiçadas pelos amantes dos felinos.

As suas características físicas, o seu caráter bondoso e a sua versatilidade fizeram deste gato um dos mais apreciados.

Podemos dizer que hoje podemos encontrar até 50 tons de cor na pelagem destes gatos, ainda que a cor inicial desta raça, nas suas origens, era branca.

Sa mesma forma, devida aos diferentes cruzamentos que se realizaram podemos encontrar hoje em dia mais de uma centena de tipos de gatos persas que se diferenciam por determinados traços concretos.

Apesar de sabermos que uma de suas características predominantes é a sua pelagem longo, fino e grosso, existem algumas variações de acordo com seu comprimento. Outro dos traços característicos são os grandes olhos redondos, que podem encontrar-se numa variedade de cores desde os dourados até aos azuis intensos.

Os persas hoje em dia são utilizados como gatos de companhia e também como gatos de concurso, já que a sua grande beleza se presta para fazê-lo. A primeira participação desta raça em concursos foi em 1871, em Crystal Place, na cidade de Londres.

Categorias: Gatos persas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.