Registar | Iniciar sessão
Parasitas nos gatos 0 comentarios

Toxoplasmose: relação entre gatos e grávidas

Toxoplasmose: relação entre gatos e grávidasNas seguintes linhas trataremos de ajudar-vos a conhecer melhor uma doença que geralmente é associada com as mulheres grávidas e com os gatos. Sabendo mais sobre ela descobriremos falsos mitos e aprenderemos a evitar possíveis problemas.

O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença parasitária transmitida mediante o protozoário Toxoplasma gondii. Pode afectar a grande maioria dos animais de sangue quente, ainda que unicamente os felinos são os hospedeiros em que o protozoário pode completar o ciclo biológico. Por isso é que associa-se sempre esta doença aos gatos, que são os felinos que mais próximos temos diariamente.

Quando o ciclo de vida do parasita Toxoplasma gondii completa-se este é eliminado através das fezes do animal. Estas não são infecciosas logo no momento, nem para o ser humano nem para outros animais, mas passadas 24 horas a temperatura ambiente sim já serão.

Gatos com toxoplasmose

Geralmente os gatos infectados com este protozóide não apresentam sinais clínicos evidentes, por isso é tão importante uma limpeza extrema com as fezes dos animais. É importante saber que a saliva ou o contacto dos nossos gatos não podem propagar a doença. Apenas as vezes que estão expostos 24 horas podem transmiti-la.

Mas não são apenas as vezes que podem fazer com que os gatos contraiam esta doença. O consumo de carne crua ou mal cozida contaminada com este parasita é outra das principais causas. Vegetais mal lavados podem também gerar esta doença. Por último há gatos que padecem de toxoplasmose congénita, ou seja, que nascem já doentes.

Não obstante há que dizer que é muito pouco provável que um gato são, cuidado, com uma alimentação equilibrada e uma higiene perfeita apresente toxoplasmose. Menos de 3% dos gatos eliminam a toxoplasmas de forma activa.

Riscos de uma mulher grávida

Certamente que já terás ouvido que as mulheres grávidas devem ter muito cuidado com a relação com os gatos durante a gravidez. Mas porquê? A razão é que uma mulher que se veja infectada com o protozóide pode infectar também o seu bebé, já que o parasita pode atravessar a placenta. Isto ocorre apenas quando a mãe é infectada pela primeira vez durante a gravidez.

Não obstante há que dizer que ainda que o risco existe, com prevenção dos riscos estes minimizam-se quase por completo. De resto actualmente são mais as mulheres que contraem esta doença por consumires carne crua ou mal cozinha (enchidos) e pelo consumo de verduras e hortaliças mal lavadas, do que pelo contacto com gatos.

Precauções a tomar

Se a manipulação das fezes dos gatos for feita com luvas e se fizer sempre duas vezes por dia, os riscos de contrair a toxoplasmose são quase zero. Sempre que limpemos a caixa de areia devemos fazer com luvas.

O pêlo dos gatos pode conter pequenos restos de fezes devido à higiene diária que estes levam a cabo, mas é realmente improvável. Não obstante, é aconselhável lavar-se bem as mãos depois de estar em contacto directo com o nosso animal de estimação.

Categorias: Parasitas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.