Registar | Iniciar sessão
Parasitas nos gatos 1 comentarios

Pulgas em gatos

Pulgas em gatosAs pulgas são insectos da família dos sifonápteros, o que quer dizer que na boca têm um tubo (ou sifão) que cravam na pele para chupar sangue.

Características das pulgas dos gatos

Estes poderosíssimos vampiros em miniatura são os seres vivos que mais longe conseguem saltar em relação ao seu tamanho. Para além disso, o seu corpo rijo permite alcançar grandes velocidades entre o pelo das suas vitimas, entre estas os cães, gatos e pessoas com pouca higiene.

As pulgas dos gatos amam as comodidades de uma casa segura, comida abundante e espaço para procriar. Para a vitima o custo do seu ataque é alto. Quando a pulga crava o seu espigão para iniciar um banquete sangrento, também injecta a sua saliva já que esta contém substâncias descoagulantes. Isto concede à pulga a categoria de vector epidemiológico, onde também estão os mosquitos e os carrapatos. Tanto é assim que durante o século XIV esta originou a morte a mais de 70 milhões de pessoas enquanto espalhava a peste negra.

A principal arma destes intrusos incomodativos são a sua esquiva. Apenas 5% das vezes a detecção de uma infestação de pulgas é detectada por surpreender uma pulga desprevenida. Por isso, se formos despreocupados apenas detectaremos a praga bastante tarde.

Como detectar a praga de pulgas?

Quando as pulgas se alimentam, a pele acaba por ficar irritada na área onde se alimentou, isto provocar comichão. Assim que o primeiro sintoma é que o animal se coce constantemente. Se o teu gato coça-se com intensidade na mesma zona, é provável que seja porque tem pulgas. Pode-se pensar que pode tratar-se de carrapatos, mas não, o carrapato ao picar não se sente. Na sua saliva existe um composto anestésico semelhante às sanguessugas. Isto permite passar inadvertidamente até que a sua cabeça esteja completamente metida dentro da pele.

Pulgas dos gatosOutro conselho para detectar-se pulgas é observar minuciosamente a pele do gato, se este apresenta feridas ou tem uma zona avermelhada, pode ser que seja por ter andado uma pulga por aí. É comum que as mordidas de pulgas causem reacções epidérmicas alérgicas. Os lugares preferidos das pulgas são aqueles onde mais fácil e próximo fica aceder ao fluxo sanguíneo, por isso observa sempre o pescoço, as orelhas, perto dos olhos, entre o rabo e as patas traseira. Concentra a tua atenção nestes lugares.

Outro método bastante confiável é não procurar pulgas mas sim as suas fezes. Se passas o dedo na direcção contrário do pelo do gato e visualizares uns pequenos pontos negros colados aos pelos, estás na presença de fezes de pulga.

Tratamentos para as pulgas em gatos

A primeira fase denomina-se desinfestação mecânica e esta começa por levares o gato à água. Não no sentido figurado, na verdade terás mesmo de dar banho ao gato. Isto ajuda a diminuir a infecção, já que durante o banho um bom conjunto de pulgas irão pelo ralo abaixo. Há que ser cuidadosos com os produtos que usamos. Os gatos são menos tolerantes a certos químicos que os cães. Por exemplo, o óleo de eucalipto é muito danoso para eles e pode ser mortal para os que são ainda pequeninos. Pode-se utilizar outros óleos como o de lavanda ou de citronela, mas não o de eucalipto.

Para não fazeres muita confusão, podes comprar no mercado um champô antiparasita para gatos e dar-lhe um banho com muita água e espuma. Depois podes secá-lo bem e o penteias. Quanto mais fino o pente melhor, assim eliminarás um outro número importante de pulgas.

A segunda fase é a desinfestação química do animal. Para isso tens duas opções, remédios caseiras ou qualquer um dos muitos produtos efectivos no mercado entre os que se encontram: coleiras, sprays, pipetas e loções anti pulgas.

Remédios caseiras para as pulgas

Em relação aos remédios caseiras recomendamos a água com limão e / ou laranja. Aparentemente as pulgas não se dão muito bem com ambientes ácidos. Assim que se ferveres cascas de limão ou laranja na água, terás uma mistura letal.

Depois pulveriza-a sobre o felino, cuidado de não pulverizar directamente sobre os olhos nem na boca. Outros compostos naturais que se podem usar da mesma forma são o óleo de árvore-do-chá e de camomila.

Remédios industriais para as pulgas

Gatos e pulgasOs remédios industriais também são muito efectivos. A pipeta, por exemplo é um dos mais recomendados já que tem um efeito duradouro e não é necessário aplicá-la em todo o animal. Aplicarás o conteúdo da pipeta apenas sobre a nuca do felino. Deves fazê-lo de tal forma que o composto chegue à pele, para isso deverás afastar a pele fazendo um risco ao longo da qual colocarás o conteúdo.

Há que destacar que este é um composto bastante forte, por isso, aplica-se na nuca que é o único lugar de todo o corpo que o gato não pode lamber. Por essa mesma razão, não limpes o conteúdo da pipeta que caia nos teus dedos sobre a pele do gato.

Limpeza do espaço

Se pensavas que isso era tudo, não é bem assim. A última fase é a limpeza do espaço. No seu ciclo vital, os milimétricos ovos das pulgas caem do animal. Desta forma espalham-se pelos cantos, gretas do solo, almofadas, cobertores, tapetes, etc. Assim sobreviverão até que passem as suas 3 fases larvais e terminam sendo pulgas adultas que não terão dúvidas em saltar sobre o primeiro gato que se coloque à frente.

Isto implica que para além de se desinfectar o animal, também há que desinfectar o seu espaço. Primeiro de tudo deve-se lavar todos os cobertores, tapetes e almofadas que sejam usados pelo gato. Depois deve-se aplicar insecticida pela casa fazendo enfase aos lugares mais visitados por ele.

Existem no mercado vários insecticidas que se podem aplicar. É fundamental ter em conta que durante a aplicação do insecticida, nem as pessoas da casa nem o animal devem estar presentes. Estes apenas devem regressar passado o tempo indicado, seja pelo profissional encarregue por esta tarefa ou pelo que está prescrito no próprio produto.

Categorias: Parasitas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Como devo evitar que o meu gato apanhe pulgas ?
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.