Registar | Iniciar sessão
Parasitas nos gatos 1 comentarios

Cheyletiellas nos gatos

Cheyletiellas nos gatosUm microrganismo chamado Cheyletiella é o causador de ocasionar graves danos na pele dos nossos gatos e é muito perigoso já que pode também transmitir-se para os humanos. Este pequeno ácaro é também o causador de problemas na pele de outros animais como cães e coelhos.

As Cheyletiellas são uns ácaros que se alimentam das secreções que se encontram na pele do animal e que consomem material epidérmico, indispensável para a saúde desta. No caso dos gatos o tipo de ácaro é o blakei e é muito perigoso também para os humanos.

Este microrganismo é um parasita que se pode contagiar de forma direta. Os melhores hospedes são os gatos jovens e transmitem-se pelo contacto cutâneo com animais contagiados ou por usar pentes, toalhas ou camas que têm este parasita.

Apesar de serem de um tamanho reduzido podem extrair-se de forma manual, mas é muito perigoso, já que apresentam também uma ameaça para a saúde dos humanos. Não é recomendável fazê-lo.

Os sintomas da presença destes parasitas nos nossos animais são as escamações ou presença excessiva de caspa, sobretudo na região do lombo. Dessa veremos uma pelagem gordurosa e comichão no animal.

Os gatos mais pequenos podem apresentar-se primeiro na anca ou no quadril ou na parte baixa do lombo, progredindo até chegar à cabeça do animal.

Uma forma fácil e rápida de reconhecer que o nosso gato padece desta doença, é devido à aparição de dermatites e a queda da pelagem do animal em diferentes zonas do seu corpo. Podemos também encontrar zonas muito inflamadas e avermelhadas no pobre gato.

Diagnóstico e tratamento

Em primeiro lugar, ao notar a presença de caspa deve-se realizar um diagnóstico adequado, indo ao veterinário, já que nem todas as escamações podem ser ocasionadas por este parasita. O veterinário fará as análises pertinentes para detetar a presença do parasita ou das razões destas escamações.

Se se confirmar a presença deste parasita, iniciar-se-á o tratamento adequado. Podem ser diferentes métodos. Alguns deles são os populares colares anti-ácaros que também podem ser usados como forma de prevenção.

Outro dos métodos são os repelentes que servem para eliminar estes aborrecidos parasitas da nossa mascote.

Categorias: Parasitas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Onde consigo comprar um colar anti-ácaro?
Já liguei para várias pets e nenhuma conhece.
Já procurei na internet, só encontro colar anti-pulgas e carrapatos.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.