Registar | Iniciar sessão
Parasitas nos gatos 0 comentarios

Ácaros da orelha (sarna otodética)

Ácaros da orelha (sarna otodética)O teu gato coça muito as orelhas depois de ter estado em contacto com outros gatos? Pode ser que esteja infetado com ácaros da orelha (sarna otodéctica). Este é um problema muito comum, sobretudo nos gatos que vivem em comunidade.

Estes ácaros chamam-se Otodectes cynotis e podem afetar também os cães. Estes vivem, alimentam-se e reproduzem-se nos canais auditivos dos nossos animais de estimação. Os adultos põem ovos que produzem larvas e que se convertem em novos ácaros.

Estes transmitem-se de uma animal para outro através do contacto. Geralmente com contacto de orelha a orelha.

Sintomas

A multiplicação dos parasitas dos ouvidos provoca a inflamação do ouvido (otite), geralmente moderada, com produção de grandes quantidades de cera preta quebradiça. O gato também se coçará frequentemente e abanará a cabeça de tempo a tempo.

Como reconhecer o Otodectes cynotis?

Ao examinar o ouvido da tua mascote, verás uma cera de cor castanha ou preta em grandes quantidades, relativamente seca e quebradiça, e possivelmente sentir um odor estranho. O veterinário diagnosticará a sua presença analisando o cerume no microscópio, observando a sua aparência.

Tratamento

A primeira coisa a fazer é manter as orelhas do gato muito limpas. Para isso utilizaremos produtos desenhados especificamente para a higiene das orelhas dos gatos.

Em caso de estar infestado, combateremos estes ácaros com acaricidas, que irão acabar com eles. Este tipo de produtos será prescrito pelo veterinário. Têm apenas a forma de unguentos ou em forma liquida para pôr nos ouvidos dos gatos.

Devemos respeitar a duração do tratamento prescrito pelo veterinário, visto que, embora pareça que os ácaros já desapareceram, os produtos não matam os ovos. O tratamento deve continuar até que todos os ovos do ouvido tenham eclodido, para evitar uma nova aparição.

Como medida de precaução, o melhor é tratar ambas as orelhas, mesmo que apenas uma delas esteja afetada.

Categorias: Parasitas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.