Registar | Iniciar sessão
Parasitas nos gatos 1 comentarios

Os ácaros nos gatos

Os ácaros nos gatosO teu gato tem acesso ao exterior e notas que se coça muito e que se lambe frequentemente entre os dedos? Tens notado pequenos pontos cor de laranja em algumas partes do seu corpo ou um líquido preto no seu canal auditivo? Muito cuidado porque caso tenhas respondido afirmativamente a estas perguntas, é bem provável que o teu gato esteja infetado com ácaros.

As larvas dos ácaros (Neotrombicula Autumnalis) são uns parasitas presentes em relvados e campos, que aderem a pele dos nossos amigos de quatro paras para se alimentarem do seu sangue. Pouco a pouco vão-se tornando alaranjados.

Como posso saber se o meu gato têm ácaros? Os ácaros aderem-se a todos os sítios onde a pele do gato é mais fina. Por isso devemos procurar entre os dedos do animal, na tarte inferior das coxas, nas axilas e nas orelhas (sobretudo no canal auditivo).

Para saber se o gato esta infetado pelos ácaros basta olhar bem nos sítios que indiquei anteriormente (dedos, coxas, orelhas e axilas) e observar existem pequenos insetos de cor laranja. Normalmente formam grupos na pele.

A sua presença causa comichão nos gatos, e pode provocar futuras arranhadelas por parte do animal. Muitos gatos ficam de tal modo desesperados pela comichão que chegam a ficar com a pele em carne viva ou então lambem-se freneticamente durante horas. Um sinal da presença de ácaros é se virmos que o animar se morde ou se lambe as patas.

O que fazer perante a presença de ácaros? As maiorias dos antiparasitários externos são muito eficazes perante os ácaros, fazendo com que estes morram. Todavia, devido a localização destes parasitas, é preferível utilizar medidas na forma de spray. O ideal é pulverizar uma vez todas as semanas, as zonas sensíveis do gato para aumentar a concentração do produto nesses lugares.

Depois da pulverização nas áreas sensíveis, deveremos ter cuidado para que o gato não se vá lamber a seguir para não ingerir o inseticida. O melhor é pulveriza-lo mesmo antes de comer, assim ele estará ocupado com outra atividade enquanto o produto está a fazer efeito.

Categorias: Parasitas,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Nós cá por casa usamos o Frontline para combater todo o tipo de parasitas. Vimos a publicidade na televisão e decidimos experimentar. É um bocado caro, mas aquilo dura muito tempo e além disso é bem melhor que outras marcas que já tinhamos experimentado.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.