Registar | Iniciar sessão
História dos gatos 2 comentarios

Os gatos no Antigo Egipto

Os gatos no Antigo EgiptoDurante todo o período do Antigo Egipto, os gatos foram tratados com o máximo respeito. Para os egípcios, os gatos eram uns animais insubstituíveis. Para eles estes eram animais protetores, fiéis companheiros, companheiros de jogos, e inclusive reincarnações divinas.

Os gatos começaram a ser domesticados à mais de 4.000 anos, embora não se tenha começado a fazer-se para os ter como mascotes. O papel dos gatos era o de “protetor das culturas”. O gato percorria os campos e eliminava, sem contemplações, todos os ratos e ratazanas que pudessem danificar o fruto do trabalho dos agricultores. Isto fazia com que os gatos fossem muito respeitados e venerados por todas as classes da população egípcia.

Para os mais pobres, o gato era tão importante que, inclusive em tempos de pouca comida, preferiam eles passar fome do que o gato. Para as pessoas mais ricas, o gato não tinha só esta função. Para eles, estes animais eram um entretenimento e uma distração.

Falando da relevância que os gatos tinham nesta época, é importante saber que o gato é o animal mais representado de todo o Egipto. Em pinturas, estatuas, joias, etc.

Os gatos eram um dos poucos animais capazes de aceder ao privilégio da mumificação, tal como os seres humanos. Na maioria dos casos, as pessoas mais influentes do Egipto quiseram ser enterrados com eles, para que os acompanhassem durante a vida eterna. Em Bubastis, uma cidade de culto da deusa Bastet, seculos depois, encontraram-se milhares de múmias de gatos.

No antigo Egipto os gatos chegaram a considerar-se sagrados e estavam protegidos pela lei. Por exemplo, estava proibido aborrecê-los ou mesmo insultá-los. Havia mesmo leis que proibiam que se pudesse exportar gatos para fora do Egipto. Esta lei tinha inclusive a pena de morte.

O gato foi considerado inclusive como a reincarnação dos deuses na terra. Desta forma, a deusa Bastet está representada com a cabeça de um gato, e é a deusa do amor, da ternura e também a protetora da humanidade.

Categorias: História,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
aquele era um bom tempo para os gato agora as pessoas bati e mata eles nem se que tem amor pelos gatos ou pela vida eu nao se eu olho um gato na rua eu pego se nao tiver dono e se tiver passando fome e cuido dele ate a morte
Eliminar este comentário
Passando aqui pra compartilhar este artrigo bem interessante sobre gatos: https://www.segredosdosonho.com.br/sonhar-com-gato-preto/
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.