Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 1 comentarios

O lamber dos gatos

O lamber dos gatosTodos sabem (tenha-se um gato em casa ou não) que os gatos são uns animais que tratam de manterem-se limpos e lambem-se diariamente. É um dos traços identificativos das nossas mascotes: o seu costume de se manterem constantemente limpos.

Mas algo que talvez nem todos saibam é que esse lamber começa logo ao nascer, com as lambidelas que a sua mãe dá aos recém-nascido. Com elas a mamã limpa os seus corpos e estimula a respiração dos bebés. É igualmente uma questão de saúde, pois quando os pequenos comem, as três primeiras semanas a sua mãe deve estimulá-los para que façam as suas necessidades, e isso o faz ao lamber-lhes o abdómen e o ânus.

A partir da terceira semana os gatos vão adquirindo essa destreza necessário para se poderem lamber a eles próprios, e a partir da sexta semana o lamber se converte num ritual. Para os gatos é uma conduta totalmente instintiva.

São vários os benefícios que os gatos tiram de se lamber diariamente. O que certamente já terás ouvido falar é o de eliminar os possíveis pelos mortos da pele. Mas é que para além destes também eliminam qualquer odor que não seja o seu, repartindo por sua vez o seu odor por toda a pelagem, e recoloca cada pelo no seu sítio. Porque podes não saber, mas o pelo do animal está ligado ao sistema nervoso, e envia um sinal ao cérebro cada vez que é tocado.

Igualmente este lamber permite à nossa mascote reduzir de forma verdadeiramente significativa os parasitas da sua pele. Para além disso permite limpar todo o seu corpo de qualquer corpo ou material estranho que tenha aderido ao seu pelo. Por último, estas lambidelas relaxam todo o seu corpo, outra das razoes que a sua mãe lhes lambe desde pequenos.

Provavelmente estarás a perguntar-te como é que eles conseguem tudo isso ao apenas lamberem-se, mas apenas tens de pensar nas caraterísticas da língua do gato. A sua língua tem uma textura semelhante à das lixas, o que facilita muito desemaranhar e eliminar os pelos mortos que têm de ser substituídos como para eliminar certos parasitas da sua pelagem.

O lamber é feito em todas as partes do corpo, sem esquecer nenhuma. A enorme flexibilidade do animal lhes permite fazê-lo. E quando não chegam a algum lugar, pedem ajuda ao antebraço.

As únicas partes do corpo que não chegam com a língua são a cabeça e o pescoço, mas para lamberem como as outras partes do corpo usam o antebraço, membro que previamente humedecem com a sua própria saliva.

Por último queremos dizer-te um pequeno detalhe que certamente não te vai deixar indiferente: se a tua mascote te lambe a cara, mãos ou cabelo, está a lamber-te como fazem os pequenos aos seus irmãos, pelo que considera como um dos seus. E vindo de um gato não pode haver uma melhor cumplicidade.

Categorias: Comportamento, Higiene,
Compartilha-o:
Comentários
Eliminar este comentário
Tenho duas gatas fêmeas, as duas ainda são filhotes uma tem 5 meses e a outra tem 3 meses, não tem parentesco entre as duas.a menor e de raça siamês, ela tem mania de lambe o anus da outra gata. Isso e normal? O que pode ser? Acho isso nojento e quero que ela pare.o que posso fazer pra mudar isso? Desde já agradeço!
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.