Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 0 comentarios

Higiene da pele do gato

Higiene da pele do gatoA pele dos gatos, tal como ocorre com a dos seres humanos, é o maior órgão que possui e esta realiza uma das funções protetoras mais importantes na vida do animal. A pele é a encarregada de ser a barreira contra os agentes que podem danificar órgãos internos.

Embora saibamos que o gato se carateriza por ser um animal muito limpo e por se esmerar muito na sua higiene, é necessário realizar escovagens semanais naqueles de pelo curto e mais constantes naqueles de pelagem comprida.

Isto ajuda a eliminar o pelo morto e a oxigenar a pele do animal, permitindo que um novo pelo cresça. Assim mesmo esta escovagem evitará a acumulação excessiva de pó e gordura que também afetariam a saúde da pele.

Da mesma forma é muito recomendável acostumar os gatos desde pequenos a receberem banhos com água e champô especial para eles. Estes banhos não devem ser em quantidades excessivas (nunca maus de 3 ou 4 banhos anuais) já que poderíamos mudar o PH da pelagem do gato.

É necessário que no momento do banho se enxague bem para retirar o champô já que deixar resíduos deste na sua pelagem pode causar danos e irritações na pele.

No caso de se apresentar alguma anomalia na forma da pele como irritações, dermatites, escamações, perda excessiva de pelo, etc. deve-se ir ao veterinário para que este possa estabelecer, de forma exata, alguma doença que possa estar a apresentar-se na nossa mascote.

Recorda que a beleza da pele e do pelo do gato não a melhor amostra de um animal completamente saudável e cheio de vida.

Problemas a evitar com a higiene da pele do gato

Limpando a pele do nosso gato, já que seja através da escovagem ou dos banhos podemos detetar possíveis doenças e preveni-las a tempo. Estes tipos de problemas que detetaremos ao limpá-lo geralmente não são ocasionados pela falta de higiene. Estamos a falar de problemas de alergias, dermatites, etc.

Falemos primeiro das alergias. Estas podem apresentar-se pela ingestão de algum alimento não tolerado pelo animal ou pelo contacto com substâncias irritantes. Os seus sintomas são inflamações e a irritação na pele do animal.

A dermatite é outro dos problemas que se podem detetar ao fazer a higiene da pele do gato. Esta pode-se apresentar pela presença de ácaros, pólen e também mofo. No pelo do animal.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.